Uma metrópole recheada de atrações
A capital paulista é conhecida, principalmente, pelo grande movimento de carros e pessoas, porém, há várias atrações que podem ser aproveitadas por lá
Uma cidade que mistura várias culturas. A diversidade, faz com que São Paulo, a maior cidade do Brasil, se transforme em uma metrópole recheada de atrativos turísticos, seja em sua arquitetura urbana ou na diversidade cultural que a cidade paulistana respira. É claro que a capital paulista é conhecida, principalmente, pelo grande movimento de carros e pessoas, porém, há várias atrações que podem ser aproveitadas por lá.
Para fugir um pouco desse âmbito urbano, a pedida é o Parque do Ibirapuera, um dos parques mais visitados da América do Sul, que contabilizou 14 milhões de visitantes, em 2017. Com 158 hectares de tamanho, equivalente a 158 campos de futebol, o Parque do Ibirapuera possui arborização, várias áreas para caminhadas e corridas, espaço para ciclistas, áreas de gramado para a realização de piqueniques, e espaços para a prática de esportes como futebol, vôlei, skate, basquete e outros. Além disso, o espaço abriga vários monumentos, como o Museu de Arte Moderna, Planetário, auditório Oscar Niemayer e muitos outros atrativos, que são encontrados dentro do Ibirapuera.
Agora, para os amantes do futebol, opções não faltam. A cidade abriga três gigantes do futebol nacional, o Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Seus estádios, também podem ser visitados fora de dias de jogos. Tanto a Arena Corinthians, Allianz Parque, casa do Palmeiras e Morumbi, estádio do São Paulo, possuem memoriais e tour pelos estádios. Mas, o futebol paulistano tem como suas raízes o Pacaembu. O local que, por muito tempo, recebeu partidas do Corinthians, abriga um dos maiores museus de futebol do mundo.
O museu do futebol, fica na parte interna do estádio e proporciona uma viagem no tempo, para quem quer lembrar a história do esporte ou conhecer um pouco mais do passado. Completamente interativo, o Museu do Futebol possui alas com telões, computadores que reproduzem narrações que marcaram o Brasil, camisetas, bolas, chuteiras históricas, troféus e fotografias. Antes de sair, também é possível medir a força do seu chute, jogar futebol de botão ou assistir em 3D, um vídeo do Ronaldinho Gaúcho fazendo embaixadinhas.
Já para os amantes de culturas de outros países, São Paulo possui bairros que são verdadeiros “mini países” dentro da capital paulista. Um deles é o Liberdade, localizado na zona central da cidade, conhecido como o maior reduto de japoneses do município. Por lá, encontra-se tudo que é referente ao Japão, seja nos mercados que vendem os produtos importados do oriente, comércio de roupas e eletrônicos, e é claro, os restaurantes típicos japoneses, que servem o melhor da culinária local. Não muito longe do Liberdade, outro bairro famoso, é o Bixiga, que abriga a comunidade italiana. Considerado um pedaço da Itália dentro de São Paulo, o bairro também possui vários restaurantes especializados na culinária italiana, comércio de produtos vindos da Europa e muito mais.
E, é claro, que não podemos esquecer da tão famosa Avenida Paulista, uma das vias mais importantes de São Paulo. Considerada uma avenida multicultural, é possível ver gente de todas as idades, raças e de nacionalidades diferentes. Por lá, fica localizado o Museu de Arte de São Paulo Assis Chatobriand, uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Obras de grandes nomes da arte mundial como Pablo Picasso, Van Gogh, Monet, Portinari e muitos outros, o Masp possui mais de 10.000 peças em seu acervo.
É, fica difícil escolher tantas atrações no meio de uma cidade tão grande. Também não podemos deixar de citar a Galeria do Rock, Monumento às Bandeiras, a Pinacoteca do Estado, Palácio dos Bandeirantes, o famoso Mercado Municipal de São Paulo, Theatro Municipal e muitas outras atrações que só podem ser encontradas na maior cidade do país.