Revista JP

Como é feito um dos melhores chocolates do Brasil? Descubra no Tour Nugali!

Nesta Páscoa, que tal viver momentos inesquecíveis em família, visitando o Tour Nugali Chocolates, com uma experiência imersiva e interativa?

7 de abril de 2023

Foto: Divulgação

Quando pensamos em Páscoa, é impossível não lembrar também do chocolate, que adoça ainda mais esta época de celebração e união.

Em Pomerode, tanto para quem mora na Cidade Mais Alemã do Brasil, quanto para quem visita a Nossa Pequena Alemanha, pensar em chocolate é pensar em Nugali, que produz alguns dos melhores chocolates do Brasil e até do mundo.

Reunindo diversas premiações no International Chocolate Awards, a Nugali se consolidou como uma das marcas mais laureadas no mercado, em todo o país, tendo conquistas de medalhas de Ouro, Prata e Bronze, com diversos produtos, como por exemplo o chocolate ao leite 45% cacau; a barra 70% cacau; dragées de café; entre outros.

Além disso, a Nugali revolucionou o mercado nacional, em 2004, ao introduzir os chocolates bean to bar, quando o fabricante controla a produção desde a plantação de cacau até o produto final. A marca aposta na alta qualidade e em produtos saudáveis, com baixos índices de açúcar e opções sem lactose, veganas e kosher. Para comer sem culpa.

Foto: Divulgação

Toda a linha de produtos da Nugali Chocolates, inclusive a linha especial de Páscoa e os itens premiados, podem ser encontrados em diversos empórios em Pomerode, além das duas lojas físicas da marca, uma localizada no Centro da cidade, próxima à Confeitaria Torten Paradies, e a outra anexa à fábrica da empresa, que fica no coração da charmosa Rota do Enxaimel, bairro de Testo Alto. Também é possível encontrar os produtos à venda no site da marca e em estabelecimentos parceiros.

Nas lojas da Nugali Chocolates, agora nesta época mágica de Páscoa, você encontra toda a linha especial, com os ovos sortidos, os ovos de chocolate ao leite (mesma composição do chocolate premiado) e o 70% cacau, e os ovos Joaninha Nugali, para deixar a sua Páscoa com o sabor único que só a Nugali proporciona.
E para deixar tudo ainda melhor, com uma experiência diferente nesta Páscoa, quem visita a fábrica da Nugali em Pomerode mata a curiosidade sobre como é feito chocolate.

Tour Nugali Chocolates

Uma experiência de imersão para o público é a proposta do Tour Nugali Chocolates, realizado na fábrica da empresa. Nele, todo o processo é apresentado de maneira interativa e lúdica no tour autoguiado, criado em 2021. Cerca de 100 mil pessoas passam pelo espaço por ano.

Ele começa por uma estufa onde estão plantados pés de cacau e baunilha. Como a matéria-prima da Nugali vem da Bahia, do Pará e do Espírito Santo, um ambiente especial foi desenvolvido para que o público vivencie a experiência de caminhar entre os cacaueiros. Pelo espaço também circulam espécies de abelhas brasileiras, que não têm ferrão. Elas são responsáveis por polinizar as flores das plantas.

Do lado de dentro da fábrica, os visitantes observam o processo produtivo, desde as amêndoas de cacau até a embalagem. O percurso propõe experiências sensoriais. Primeiro, de olfato. Depois, a aguardada degustação, na qual é possível se deliciar com os sabores da Nugali e escolher aquele que mais te agrada. O passeio termina na loja de fábrica.

Foto: Divulgação

O Tour de fábrica da Nugali funciona diariamente das 9h às 18h. A produção funciona em dias úteis, até 16h. O programa é totalmente autoguiado e interativo, com duração média de meia hora, e direito à degustação de chocolates.

Vale destacar que crianças até quatro anos não pagam e a Nugali oferece um valor promocional, de R$ 40,00 para todos os públicos.

Mais informações em www.nugali.com.br/tour, onde também é possível fazer a sua reserva para o Tour e garantir o melhor horário para conhecer como é feito um dos melhores chocolates do País, com o selo de qualidade Feito em Pomerode!

Rota do Enxaimel

A fábrica da Nugali Chocolates está localizada na Rota do Enxaimel, zona de interesse histórico em Pomerode, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2021, ela foi eleita pelas Nações Unidas como uma das melhores vilas turísticas do mundo, trabalho liderado pela Associação Rota do Enxaimel, da qual a empresa participa ativamente.

A Rota possui o maior conjunto de casas no estilo enxaimel fora da Alemanha, com cerca de 50 construções preservadas. Elas estão inseridas numa paisagem rural, cercada de morros cobertos de Mata Atlântica, e onde residem famílias que preservam costumes e o idioma dos imigrantes germânicos.

Uma zona tão delicada culturalmente exigiu da Nugali zelo especial na construção da fábrica, que está integrada à paisagem. A estufa de cacau segue a mesma técnica construtiva, por exemplo.

Venha conhecer a Nugali Chocolates em seu Tour especial e deixe a sua Páscoa ainda mais mágica!

Notícias relacionadas