Revista JP

Saúde e autoestima em dia para o verão

Dr. Fernando Marques da Costa especialista em Medicina Estética e Nutrologia, destaca novidades dos tratamentos estéticos, em consonância ao cuidado com a saúde, por meio da nutrologia

27 de novembro de 2022

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Com a aproximação do verão, alguns procedimentos estéticos faciais e corporais podem ser a solução ideal para quem deseja ter um up neste fim de ano. Além de serem tratamentos estéticos, alguns procedimentos podem ajudar a cuidar da pele do paciente e, assim, melhorar a sua qualidade de vida, por meio da elevação da autoestima.

Na clínica do especialista em Medicina Estética, Dr. Fernando Marques da Costa, os procedimentos mais modernos e seguros são oferecidos, com toda a qualidade necessária para assegurar o seu bem-estar e satisfação. Entre os procedimentos disponíveis, o especialista destaca os mais procurados e mais indicados.

“A toxina botulínica continua sempre muito procurada, pois apesar da ação temporária, muda a dinâmica facial e atualmente está sendo empregada para diminuir os efeitos de formação de rugas estáticas (definitivas) devido a ação do tempo e expressão facial, principalmente a fronte (testa), glabela (entre as sobrancelhas) e região dos olhos (pés de galinha). A toxina pode ser usada com uma técnica conhecida como mesobotox que trata as pequenas rugas nas pálpebras inferiores e parte superior entre o lábio superior e o nariz (código de barras). Outra aplicação da toxina botulínica mais atual e um derivado de cadeia mais leve que, juntamente com ácido hialurônico não reticulado, através de nano tecnologia, podemos aplicar como ‘drug delivery’ no microagulhamento automatizado. Podemos usar para bioestimulação de colágeno”, comenta.

Outro tratamento estético muito procurado são os fios de PDO e PCL, que são cirúrgicos e 100% absorvíveis, introduzidos na derme ou hipoderme, respectivamente. Segundo o especialista, são muito procurados pelo benefício em médio prazo para bioestimulação de colágeno e pelo efeito lifting, que auxilia na flacidez facial.

“Uma novidade é o PDO multi screw em a concentração de fios para potencializar o efeito de bioestimulação de colágeno. O ácido hialurônico reticulado é utilizado como preenchedor e volumizador, e apresenta bons resultados em lábios, região da maçã do rosto e ângulo da mandíbula, harmonizando a face e auxiliando contra os efeitos deletérios do tempo. O ácido hialurônico não reticulado usamos no skinbooster ou no microagulhamento automatizado, estimulando colágeno e melhora da qualidade da pele”, explica.

O microagulhamento automatizado tem na sua ação na mecânica, a microperfuração controlada da pele, que promove a bioestimulação do colágeno, melhora manchas, cicatrizes e flacidez em médio prazo. A grande vantagem, segundo Marques, é a possibilidade de fazer ‘drug delivery com substâncias tratamento de calvície, melasma, cicatrizes de acne e hidratação e bioestimulação de colágeno potencializada.

Ainda, há outros procedimentos muito procurados nesta época do ano, relacionados à Medicina Estética. São eles:

 

Preenchimento facial

Muito procurado para resultado na harmonização facial. Com uso de bioestimuladores como o ácido hialurônico reticulado ou hidróxido de apatita de cálcio tanto para volume para determinada área como bioestimulação contra flacidez. Muito usado na harmonização da face e para aumentar e dar contorno para os lábios, mento e região da maçã do rosto, ângulo da mandíbula. O ácido hialurônico não reticulado usamos no skinbooster ou no microagulhamento automatizado, estimulando colágeno, hidratação e melhora da qualidade da pele.

 

Peelings Químicos

São procurados mais em épocas de temperaturas mais amenas, apesar de poder ser realizado em qualquer estação do ano. Consiste em aplicação de substâncias que auxiliam no tratamento de manchas, inclusive melasma, rugas e flacidez. No verão geralmente o tratamento da Dermoabrasão (Peeling de cristal e diamante) auxiliam na manutenção de tratamentos e qualidade da pele.

 

Carboxiterapia

Através da injeção de gás carbônico aquecido podemos tratar gordura localizada, estrias, flacidez e olheiras.

 

Mesoterapia

É uma técnica em substâncias químicas, chamada de mesclas, são injetadas para tratamento também de gordura localizada.

 

Cuidado com a nutrição do corpo

O Dr. Fernando Marques da Costa também é especialista em nutrologia, área de conhecimento que visa o acompanhamento da saúde dos pacientes, por meio do controle de nutrientes ingeridos na dieta.

Segundo o especialista, as consultas em nutrologia acompanhadas da evolução na bioimpedânciometria auxiliam nos objetivos planejados, como melhora de condicionamento físico, melhora do metabolismo dos nutrientes e hormonais, ganho de massa muscular e emagrecimento.

Ainda, o nutrólogo ressalta que é fundamental fortalecer o sistema imune com uma dieta equilibrada e variada, rica em vegetais de uma maneira geral como frutas, verduras, legumes, cereais, mel e castanhas, de onde extraímos a maior quantidade de poliminerais e vitaminas, como o zinco, selênio, vitamina C, D e E que auxiliam na imunidade.

“Devemos lembrar também que no verão devemos aumentar a ingestão de água. O nosso organismo necessita de muita água para que funcione melhor, desde a digestão, absorção de nutrientes, bem como para manter o metabolismo mais otimizado, incluindo a nosso sistema imune na nossa defesa e na excreção de impurezas e radicais livres. Os cuidados estéticos e nutrológicos auxiliam no cuidado da face e do corpo, o rejuvenescimento e o emagrecimento, são fundamentais para diminuir a ação do tempo e apresenta sua importância ao melhorar auto estima, qualidade de vida e bem-estar. Podemos auxiliar nessa transformação, valorizando sempre sua beleza natural”, finaliza.

 

Notícias relacionadas