Revista JP

Um dia dedicado aos praticantes de esportes

Desde os tempo das “cavernas”, o homem praticava esportes, sabia?

22 de fevereiro de 2020

Desde os tempo das “cavernas”, o homem praticava esportes, sabia? Afinal, para fugir dos predadores ou capturar o alimento durante a caça, era preciso correr, o que poderia ser a diferença entre a vida e a morte. Portanto, a corrida é a modalidade esportiva mais antiga de que se tem notícia.

E não é de hoje que os benefícios da prática esportiva são de conhecimento de todos. Qualquer modalidade promove a qualidade de vida, ao tornar nosso corpo e mente sãos. Sendo assim, além de proporcionar bem-estar físico, movimentar-se é um meio para aliviar o estresse. O hábito da prática esportiva, aliado a uma alimentação equilibrada, pode impedir o ganho de peso e evitar problemas de saúde relacionados à obesidade. Além disso, a atividade física reduz as chances de uma pessoa ter outros tipos de complicações, como as doenças cardiovasculares (infarto), o acidente vascular cerebral (AVC) ou, até mesmo, o diabetes tipo 2.

 

(Foto: Vinícius Leyser)

São tantas as vantagens que os que praticam esportes não poderiam deixar de ter um dia, não é? Por isso, no dia 19 de fevereiro, é comemorado o Dia do Esportista, que tem como objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida muito mais saudável.

 

(Foto: Arquivo / Jornal de Pomerode)

O Dia do Esportista, originalmente, foi criado a partir da Lei nº 8.672, de 06 de julho de 1993, conhecida como “Lei Zico”. No artigo 54, constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista.

 

(Foto: Divulgação)

A Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, conhecida popularmente por “Lei Pelé” ou “Lei do Passe Livre”, revogou a Lei Zico, estabelecendo o dia 23 de junho como o Dia do Desporto, mesma data do Dia Mundial do Desporto Olímpico. No entanto, a população mantém a antiga data ainda hoje como o dia para comemorar a pratica do esportismo no Brasil.

 

(Foto: Divulgação)

Pomerode não foge à regra, quando o assunto é esporte. Por exemplo, a Fundação Promotora de Eventos, Esportes e Lazer de Pomerode (Funpeel) tem em seu cadastro, atualmente, cerca de 1.900 atletas, que praticam uma (ou mais) das diversas modalidades inseridas neste contexto, como o Futebol 7 Society, Futebol, Voleibol, Vôlei de Praia, Futsal, Bocha, Bolão, Tiro Esportivo, Punhobol, Atletismo, entre outras. Sem falar nos esportes que compreendem competições como a Oliclubes e os Jogos Estudantis, por exemplo, com esportes como o Dominó, Canastra, Serrador, Lenhador, Ciclismo, e por aí vai.

 

(Foto: Arquivo / Jornal de Pomerode)

Estimular a prática esportiva é o dever de todos, para que as pessoas possam ter mais qualidade de vida e vislumbrar um futuro cada vez melhor. Afinal, praticar esportes é investir na saúde.

 

(Foto: Ademir Guedes / FME Indaial)

Quer receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Notícias relacionadas