Revista JP

Suaves e sutis, as cores pastel são as novas queridinhas no dia a dia

Refopa Joli aposta na tendência das cores pastel, que já dominam até mesmo o setor de papelaria

10 de setembro de 2018

Você já deve ter notado em roupas, acessórios, artigos de decoração e em outros objetos que as cores mais claras e opacas estão em alta e isso faz parte de uma tendência que cresce no mundo todo, o uso das chamadas cores em tom pastel ou cores pastel.

Este tipo de cor é aquela que possui uma alta luminosidade e pouca saturação, o que resulta em um tom suave e pálido. Aqui no Brasil, este tipo de cor também é conhecida como “cor de bebê” (rosa e azul bebê, por exemplo), justamente por trazer uma sensação de calma e ser sutil. Ainda, com o crescimento da “moda unicórnio”, que traz muitas cores em tom pastel, este tipo de coloração começou a ser chamada, também, de cor unicórnio.

O termo “cor pastel” vem do material artístico Giz Pastel, que tem estética suave e, por isso, deu o nome a este grupo de cores. E essa não é uma moda que surgiu agora, não. Este tipo de tonalidade de cores é utilizado desde a época do Renascimento, no século XVII!

Mas afinal, quais os motivos desses tons estarem retornando? Analisando o contexto atual do número imenso de informações recebidas o tempo todo, o uso de tons pastel simboliza uma quebra. São tons calmantes, pouco agressivos, e que trazem conforto visual. Além disso, mesmo sendo mais neutros, acabam se destacando no meio de outros materiais com cores mais saturadas.

Outro fator importante para esta tendência é a Pantone, empresa conhecida por seu sistema de cores. Todos os anos, a empresa escolhe uma “cor do ano”, baseando-se nas tendências de cores crescentes na moda, filmes, carros, etc. Em 2016, ao invés da escolha de uma única cor, foram selecionadas duas: Rose Quartz e Serenity, ambas têm tom pastel. A escolha das cores foi dada em resposta aos acontecimentos violentos e a agitação do ano anterior.

Como as cores pastel são as colorações do momento, todo mundo quer ter as suas coisas nestas tonalidades e, por isso, a Refopa Joli não poderia ficar de fora e entrou na febre das “cores unicórnio”. No estabelecimento, há diversos artigos de papelaria e material escolar nestes tons, para quem quer suavidade.

“Estamos por dentro dessa tendência, com uma variedade grande de produtos em cores pastel, que trazem essa sensação de leveza e organização. Além de ser uma excelente escolha para o material escolar, também podem deixar o seu escritório personalizado com um tom mais suave e, ao mesmo tempo, divertido”, comenta a gerente da loja, Daniela Boss Gomes.

Para ficar por dentro das cores do momento, na Refopa você encontrará todos os itens de papelaria, mochilas, estojos, bolsas, itens de escritório e de decoração em diversas cores pastel, ainda com a qualidade das principais marcas deste mercado, como Dello, FaberCastell, Kipling, Uatt?, Sestine e Stabilo.

A Stabilo, inclusive, trouxe uma novidade para todo o Brasil nesta semana, que já está disponível na Refopa Joli: o marca-texto Mini Boss Stabilo Pastel. O estojo tem seis cores e é a versão mini da Stabilo Boss Pastel, com os tons suaves de verde, azul rosa, lilás, laranja e amarelo.

“Já temos esse lançamento nacional, que promete fazer muito sucesso, pois é prático, tem qualidade e traz as mesmas tonalidades da já amada Stabilo Boss Pastel”, reforça Daniela.

Serviço: 

Rua Luiz Abry, 79, Centro
(47) 3387-2299
De segunda a sexta, das 
8h às 18h30min
Sábado, das 8h às 12h30min
 

Notícias relacionadas