Revista JP

Por um corpo inteiramente bem cuidado

Clínica do Dr. Fernando Marques oferece tratamentos estéticos e orientações em nutrologia para um cuidado completo

20 de fevereiro de 2022

Foto: Envato Elements

Procurar soluções estéticas vai muito além da simples preocupação com a aparência, e está diretamente ligado à autoestima e, portanto, à saúde mental de uma pessoa. Por isso, o ramo também buscou por inovações, visando oferecer mais segurança, aliada a melhores resultados.

De acordo com o médico esteticista e nutrólogo Fernando Marques, que tem experiência de 11 anos na área, os procedimentos mais procurados, hoje, são a toxina botulínica, os fios de PDO, preenchimento e dermoabrasão, para a face.

“Os procedimentos corporais como carboxiterapia e mesoterapia também são muito procurados para tratar gordura localizada e estrias. Além disso, seguir as orientações médicas, pré e pós procedimento, é importante no resulta e auxilia muito no resultado do tratamento”, explica o especialista.

E para que, em qualquer procedimento estético haja uma recuperação segura, cuidados com a pele são indispensáveis, especialmente nas estações em que as temperaturas chegam ao extremo do calor e do frio.

 

Alguns pellings químicos, por exemplo, são evitados no verão, devido o cuidado com a renovação celular e a exposição aos raios UVA, UVB e UVC, mas há alguns produtos que podemos usar com segurança no verão. A fotoproteção sempre é necessária cotidianamente, principalmente quando em tratamento estéticos. O uso do protetor solar, minimiza consideravelmente os efeitos da radiação que promovem o envelhecimento da pele, com rugas, manchas e desidratação da mesma.

“No verão os cuidados com a pele devem ser redobados, assim como no inverno com temperaturas mais frias. Os procedimentos estéticos são minimamente invasivos e seguros. A indicação e a utilização correta da técnica e o conhecimento do tratamento indicado minimizam os riscos. As contraindicações absolutas são pontuais e inerentes de cada situação e avaliada caso a caso”, enaltece Marques.

 

 

Cuidado com a alimentação

O verão é um período sazonal em que é propício o aumento de algumas doenças virais, principalmente as gastroenterites, inflamações do revestimento do estômago e dos intestinos grosso e delgado. Além disso, estamos vivendo a pandemia do COVID-19 e suas variantes que também requer cuidados dietéticos e nutricionais.

“Uma dieta equilibrada em macronutrientes que são compostos de carboidratos, proteínas e gorduras e micronutrientes que são basicamente os poliminerais e vitaminas sempre auxiliam o metabolismo como um todo e uma vida mais saudável, aliado a atividade física regular, sono adequado e controle do estresse cotidiano”, orienta o nutrólogo.

Ainda segundo o especialista, fortalecer o sistema imune com uma dieta equilibrada e variada, rica em vegetais de uma maneira geral como frutas, verduras, legumes, cereais, mel e castanhas, de onde extraímos a maior quantidade de poliminerais e vitaminas, como o zinco, selênio, vitamina C, D e E que auxiliam na imunidade. Dar preferência as proteínas como carnes magras, ovos e derivados de laticínios com baixo teor de gordura, são ricos em ferro, cálcio e vitaminas do complexo B que também atuam no sistema imune.

“Devemos lembrar, também, que no verão devemos aumentar a ingestão de água. A hidratação não é só importante para combater essas doenças virais no verão, mas durante toda a nossa vida. O nosso organismo necessita de muita água para que funcione melhor, desde a digestão, absorção de nutrientes, bem como para manter o metabolismo mais otimizado, incluindo a nosso sistema imune na nossa defesa e na excreção de impurezas e radicais livres”, destaca.

Por fim, Marques reafirma a necessidade dos cuidados com a alimentação, que deve ser equilibrada não somente no verão e no inverno, mas em todo o ano.

“Nessa época do ano, o calor associado com o excesso de exposição solar, influenciam a saúde da pele e do corpo. A mudança do estilo de vida com alimentação equilibrada, hidratação frequente, fotoproteção, sono adequado e atividade física regular são aliados no combate do envelhecimento acelerado pelos radicais livres e raios ultravioletas. Os cuidados estéticos e nutricionais auxiliam no cuidado da pele e do organismo, promovendo mais saúde, fortalecendo o sistema imunológico que se reflete como um todo no cotidiano, não somente em época da pandemia, mas em toda as estações do ano”, finaliza.

Notícias relacionadas

Mais Lidas