Revista JP

Dicas para melhorar a sua imunidade, por meio da alimentação

Nutricionista enumera alimentos que podem contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico

19 de julho de 2020

Com a chegada do frio, agravada pela pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão mais suscetíveis a contraírem algumas doenças, principalmente de cunho respiratório. Por este motivo, a alimentação balanceada é uma forte aliada para melhorar a imunidade de uma pessoa e evitar que ela contraia alguma doença nesta época do ano.

A nutricionista Caroline Hackbarth Peiker destaca que a imunidade é a combinação de um conjunto de fatores, e depende de reações, respostas que o organismo dá quando algum patógeno entra em contato com o nosso corpo. A resposta direta do nosso corpo a estes antígenos são os anticorpos e, para que a imunidade de uma pessoa esteja forte, são necessários diversos fatores.

O estado nutricional de uma pessoa influencia muito nesta questão, de acordo com Caroline, assim como fatores como baixo peso ou sobrepeso, ou o nível de atividade física praticada pelo paciente e a dieta, claro, que, quando mais regrada, melhor. 

 

“Para a alimentação, deve haver um equilíbrio, e são necessários cuidados especiais nesta época, com um equilíbrio entre os nutrientes. Os mais importantes são lipídios, gorduras e vitaminas”, enaltece.

Caroline destaca os ômegas 3 e 6, essenciais, que devem ser ingeridos na dieta. Eles podem ser encontrados, principalmente, nos peixes de água salgada, água fria, como sardinha e atum, por exemplo. Existe também a suplementação destes ômegas, mas é preciso ter sempre atenção ao rótulo.

As vitaminas também são importantes aliadas para o fortalecimento do sistema imunológico, como a A, encontrada em leite, ovos, cenoura e goiaba por exemplo. Também há destaque para a Vitamina E, presente nas oleaginosas, como castanhas e nozes. 

 

Nutricionista Caroline Hackbarth Peiker. (Foto: Arquivo pessoal)

“Temos, também, a Vitamina C, presente nas frutas cítricas, como laranja, acerola, tangerina, limão, e a Vitamina D, que pode ser obtida principalmente com a exposição ao Sol. Cerca de 15 a 20 minutos por dia garantem níveis adequados desta Vitamina para o nosso corpo”, ressalta Caroline.

Vitaminas como a B6 e a B9, auxiliam também no fortalecimento do nosso sistema imunológico, que são encontradas em vegetais verdes, ou banana e abacate. “E podemos incluir na dieta, também, minerais como magnésio, selênio, cromo, zinco, obtidos em vegetais escuros, verdes. O cromo está presente no chocolate amargo e o magnésio pode ser obtido com couve e espinafre, por exemplo”, afirma a nutricionista.

 

Cuidados no manuseio dos alimentos

O manuseio dos alimentos, principalmente quando adquiridos no mercado, é mais um item que precisou de atenção neste tempo de pandemia. De acordo com a nutricionista, os alimentos que têm embalagem, é importante higienizá-los antes de guardar.

Quanto às frutas e verduras, é importante fazer a pré-higienização, tirando o que não será usado, como cascas e folhas que estiverem ruins, e estes alimentos tem um passo a passo, ainda, para seguir.

“Depois de fazer esta pré-higienização, é importante lavá-los com água corrente. Então, deve-se fazer uma solução florada, que pode ser feita com água sanitária ou hipoclorito de sódio. Vale ressaltar que é fundamental olhar o rótulo, se pode ser usado com alimentos. Uma colher de sopa de água sanitária, ou hipoclorito de sódio, para um litro de água é a dosagem. Feita a solução, deixe o alimento nela por 15 minutos, depois lave com água potável de novo”, explica.

 

(Foto: Divulgação)

A nutricionista também alerta para o cuidado ao adotar uma receita caseira como solução “milagrosa” para aumentar a imunidade. 

“Como as pessoas têm mais tempo, acabam tendo mais acesso à informação. Por isso, é importante filtrar estas informações, indo atrás de fontes confiáveis, antes de mudar algo na alimentação ou tomar uma medicação, é fundamental buscar orientação profissional. A imunidade é formada por vários fatores, como mencionado, então não é um alimento milagroso que dará este ‘boom’ de imunidade. A alimentação precisa ser balanceada”, finaliza.

Notícias relacionadas