Revista JP

Jericoacoara: um paraíso escondido no Ceará

Os encantos mais bonitos da natureza, juntos, em um só local. É assim que podemos definir o município de Jijoca de Jericoacoara, localizado no norte do Ceará, que se destaca pelos inúmeros atrativos naturais que o local oferece aos visitantes

19 de agosto de 2018

Os encantos mais bonitos da natureza, juntos, em um só local. É assim que podemos definir o município de Jijoca de Jericoacoara, localizado no norte do Ceará, que se destaca pelos inúmeros atrativos naturais que o local oferece aos visitantes. 

Para começar, o acesso a Jericoacoara só pode ser feito por veículos com tração nas quatro rodas, pois em seu percurso há a grande presença de dunas que cercam a área da cidade, o que se transforma em um dos principais atrativos de Jeri, como é conhecida pelos próprios cearenses e pelos turistas que já tiveram a oportunidade de conhecer o local.

Jericoacoara é uma Área de Preservação Ambiental, e é considerada um Parque Nacional e, por este motivo, possui uma infraestrutura limitada em certos aspectos. Mas, mesmo com poucas opções, Jeri é perfeita para quem gosta de estar sempre em contato com a natureza. Um espetáculo a céu aberto, pode ser visto na duna do pôr-do-sol, onde as pessoas costumam assistir o entardecer com o sol se pondo no mar, rendendo belíssimas fotografias e o brilho nos olhos de quem está lá, vendo tudo de pertinho. 

Em termos de praias, em sua grande maioria, as praias de Jeri possuem um mar mais agitado, uma ótima opção para os praticantes de vários esportes aquáticos, como o Surf, WindSurf e o KiteSurf. O vento forte, que vem do oceano, facilita a prática dessas modalidades, fazendo a festa de quem é amante desse tipo de esporte.

Porém, para quem gosta de águas mais tranquilas, um passeio legal para se fazer com a família é visitar as lagoas que se formam no meio das dunas. Dentre as várias opções, a Lagoa Azul é um paraíso que se destaca pela água cristalina, morna e sem a presença de onda. O que mais chama atenção nela, são as diferentes cores que se formam na água, que se misturam entre um tom de azul e verde, formando uma espécie de degradê.

Outra lagoa que pode ser uma opção ao turista, é a Lagoa do Paraíso, que também possui as mesmas características da outra citada anteriormente, mas possui um diferencial, em função de uma melhor infraestrutura, pois possui bares, petiscarias e mesas que ficam nas margens da lagoa. Ambos os locais, só podem ser acessados com os veículos de tração 4×4 ou através dos passeios de bugues, que, geralmente, incluem em seu roteiro, essas lagoas e outras atrações da região.

Um outro local bem visitado pelos turistas é a Pedra Furada. Esculpida pela natureza via ondas do mar, o local é uma formação rochosa encravada na Praia de Jericoacoara, a quatro quilômetros da vila. No mês de julho, dá para ver o sol se pôr pelo buraco da pedra. É preciso fazer uma caminhada de, aproximadamente, 40 minutos, para chegar até lá.

 

Notícias relacionadas