Revista JP

Festa do Borrego já tem data marcada

Uma das festas típicas mais interessantes do Estado de Santa Catarina vai acontecer em agosto, em Pomerode. Trata-se da Pommerlamm Fest, a Festa do Borrego, que terá sua oitava edição entre os dias 17 e 20 de agosto.

2 de agosto de 2017

Uma das festas típicas mais interessantes do Estado de Santa Catarina vai acontecer em agosto, em Pomerode. Trata-se da Pommerlamm Fest, a Festa do Borrego, que terá sua oitava edição entre os dias 17 e 20 de agosto.

Organizada pelo grupo de Criadores do Testo, com o apoio da Associação Visite Pomerode (Avip), a Pomerlamm Fest tem o objetivo de preservar a forte ligação que o povo pomerodense mantém com o campo e divulgar a gastronomia, com pratos à base de cordeiro, além das iguarias típicas alemãs.

Para esta edição, a expectativa dos organizadores é de atingir um público acima de 10 mil pessoas. A programação foi pensada para atrair públicos de todas as idades. A abertura oficial da Pomerlamm Fest acontece na quinta-feira, 17 de agosto, com um mega baile com a Caravana Canta Sul, do apresentador Gilmar Brasil.

Serão mais de dez bandas se apresentando em uma única noite, para a gravação do DVD Canta Sul. Na sexta-feira, 18 de agosto, as bandas Adler’s Band e Portal do Sul sobem ao palco. 

No sábado, 19 de agosto, a animação ficará por conta das bandas Coração de Ouro, Corpo e Alma e Banda Munique. E para encerrar a festa, no domingo, 20 de agosto, Estrela de Ouro e Os Montanari. E uma grande novidade para o domingo pela manhã, com a primeira edição do passeio ciclístico com duas rotas para os amantes da bicicleta.

Segundo um dos integrantes da comissão organizadora, Edson Baehr, um dos objetivos da festa é, também, transformar a feira de animais em referência de qualidade na região. Na exposição, gado, ovelha, equino e pequenos animais. Na edição deste ano, serão quatro dias de evento e a expectativa é manter os números de expositores de animais, vindos também de cidades vizinhas. São em média 80 ovelhas, 50 cabeças de gado, sete cavalos e, ainda, animais de pequeno porte. Em 2016, o destaque ficou por conta da premiação do gado Limousin e Nelore.

A carne de borrego, que é um dos charmes da Pommerlamfest, também é conhecida como cordeiro e carneiro. Mas há distinção entre elas. Trata-se do mesmo animal, porém, em idades e gêneros diferentes. A carne de ovino é uma das mais admiradas na gastronomia nacional e muito consumida na Europa. Apresenta o mesmo valor calórico da carne bovina, mas tem uma vantagem: é mais digestível. De acordo com a idade, a carne apresenta diferentes características e, por isso, tem algumas classificações. O mais novo e apreciado é o cordeiro, que tem até sete meses de idade, independentemente do sexo. A carne é de textura lisa e sua coloração é rosada.

Tags:

Notícias relacionadas