Fábio Assunção faz acordo com autor de música que ironiza sua situação
A verba arrecadada com a canção será revertida para instituições que atendem dependentes químicos
“Lembrem que eu aqui respeito a zoeira, amo a brincadeira, mas quero todo mundo bem, forte, feliz e consciente de seus atos e de sua vida. A luta é essa”. A declaração foi dada em um vídeo, de cerca de dois minutos, pelo ator Fábio Assunção, após polêmica envolvendo uma música com o seu nome. Em um post no seu perfil oficial do Instagram, o ator se pronunciou pela primeira vez sobre o caso e anunciou um acordo que destina a verba arrecadada pela canção, que “ironiza” a sua relação com as drogas, a instituições que combatem a dependência química.
Lançada no ano passado e intitulada de “Fábio Assunção”, a música, que é considerada o futuro hit do carnaval de Salvador, foi composta pelo cantor Gabriel Bartz e atingiu sucesso na voz de Bruno Magnata, vocalista da banda baiana La Furia.
Em conjunto com sua equipe de comunicação e seu corpo jurídico, Assunção decidiu por contatar o autor da música e, por meio de uma ação de direitos morais, garantiu que 100% dos valores arrecadados com a canção serão doados. No vídeo, Fábio fez questão de esclarecer, também, que não pretende censurar ninguém, mas aproveita a oportunidade para conscientizar a população sobre a condição de dependentes químicos, além de declarar torcida pelo sucesso da banda e do hit.
Após repercussão do caso, Magnata resolveu se pronunciar, via redes sociais, sobre o assunto. “O próprio Fabio Assunção, de quem eu sou fã, nos procurou, de forma muito madura, construtiva e conversou numa boa com a gente. Em momento algum ele falou de ‘travar’ a música, colocar na Justiça, nem nada. Ele só pediu pra gente se juntar com ele e defender uma causa contra a dependência química e o álcool exagerado”, disse.
A ex-namorada de Assunção, a atriz Maria Ribeiro, elogiou a iniciativa do artista, também. “Eu amo esse cara. Pra sempre”, publicou. Bruno Gagliasso, Fernanda Paes Leme, Klebber Toledo, Lucio Mauro Filho e outras celebridades se solidarizaram e declararam total apoio a causa.
A condição de Fábio já virou máscara, tag em redes sociais – como #somostodosFábioAssunção e #modoAssunçãoativado – e memes na internet. No ano passado, em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, Fábio aproveitou para explicar como lida com os memes e demais publicações com seu rosto, revelando, também, o apoio do filho na situação. “Eu conversei com o meu filho e disse que ia processar os responsáveis pelos memes. Ele me disse: ‘Pai, não faça isso, não. É zoeira’. Aí me caiu uma ficha de estar pegando essa pilha, levando isso a sério, e não é sério. E realmente, só eu posso dar importância ou não a isso”, disse.
Outra figura pública que resolveu expor seu envolvimento com álcool e drogas em prol da conscientização foi Walter Casagrande, ex-jogador e comentarista. Durante a Copa do Mundo na Rússia, publicou, na Revista Época, um artigo falando sobre a dependência química. No mês de dezembro do ano passado, se emocionou no programa Altas Horas, ao lembrar de sua luta contra o vício e a vitória por ter se mantido sóbrio durante o trabalho na Copa do Mundo. “Pra mim é muito importante que as pessoas saibam que eu não tenho mais drogas. Eu não sou mais droga”, falou.
Assim como Fábio, Casagrande já foi alvo de piadas e comentários irônicos sobre seu envolvimento com drogas e álcool.
No Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, no país, entre os anos de 2005 e 2015, 604.965 internações provocadas pelo uso de substâncias ilícitas foram registradas.
Dados de 2016, do Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, calcula que cerca de 5% da população adulta, ou seja, 250 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos, usou pelo menos algum tipo de droga.
A maconha é a mais usada ao redor do mundo. Cerca de 183 milhões de pessoas fizeram uso da droga durante os últimos anos, enquanto anfetaminas ocupam o segundo lugar.
Fábio Assunção, da banda La Furia
Eeeeeeeeieeee
Eeeeeeeee
Hoje eu vou beber
Hoje eu vou ficar locão
Hoje eu não quero voltar
Pra minha casa não
Hoje eu vou beber
Hoje eu vou ficar locão
Hoje eu não quero voltar
Pra minha casa não
Pra minha casa não
Pra minha casa não
Pra minha casa não
Hoje eu vou virar
O Fábio Assunção, ção
Ela vai no chão, chão
Ela vai no chão, chão
Ela vai no chão, chão
Hoje eu vou beber
Hoje eu vou ficar locão
Hoje eu não quero voltar
Pra minha casa não
Hoje eu vou virar
O Fábio Assunção, ção