Revista JP

Dores nas pernas: sinal do corpo de que algo precisa ser tratado

Cirurgiã vascular alerta para a necessidade de procurar atendimento médico imediato, para evitar problemas graves

20 de fevereiro de 2021

A dor é uma forma de alerta o nosso corpo que algo não vai bem. Então, ao menor sinal de desconforto, é importante procurar ajuda médica. Para quaisquer tipos de dor, sejam elas nas pernas ou não. Dores persistentes, dores recorrentes, que não melhorem, que esteja associada a outros sintomas, precisam sempre ser investigadas.

Dores nas pernas são queixas relativamente comuns em muitos pacientes, que podem ser causados por vários motivos. Nas pernas temos ossos, articulações, tendões, ligamentos, nervos, vasos da circulação arterial, venosa e linfática. Qualquer desordem em algum desses elementos anatômicos, até mesmo um problema de coluna pode acarretar em dores nas pernas. Assim, problemas ortopédicos, neurológicos e reumatológicos podem levar a essas dores. 

“Em relação à circulação, temos dores relacionadas a doenças arteriais, quando há falta de circulação nas pernas e o paciente sente dores para caminhar. Inicialmente, as panturrilhas ou glúteos doem ao caminhar grandes distancias e, com o tempo, essas distancias diminuem. Ao cessar o caminhar, a dor cessa imediatamente. Voltando a caminhar a dor recomeça na mesma distância. Chamamos isso de claudicação. Isso ocorre porque há placas de aterosclerose obstruindo as artérias e o tecido sofre com falta de oxigenação. Muitas vezes associado a perda de pelos, redução da temperatura e palidez das pernas”, explica a cirurgiã vascular, Patrícia Mandryk Mellek Kaestener. 

 

Há, ainda, dores nas pernas relacionadas às varizes, cujas causas mais comuns são: peso, cansaço, ardência ou queimação ao longo do dia, associado ou não a inchaço ao longo do dia e que melhoram com repouso de pernas elevadas e com atividade física. Essas dores, podem estar relacionadas a tão somente falta de atividade física regular, segundo a especialista.

Os vasos linfáticos doem quando estão infectados e apresentam quadro de linfangite aguda a chamada Erisipela ou “zipra”, que melhora com uso de antibióticos específicos, além de repouso.

Para resolver estes problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, alguns tratamentos específicos são adotados. A atividade física é o melhor remédio para maioria das dores em membros inferiores, assim tanto pacientes com varizes, que passam muitas horas em uma mesma posição, ou as que apresentam a claudicação. O simples caminhar, segundo a Dra. Patrícia, 30 minutos por dia, ajuda muito.

 

Em alguns casos de doença arterial obstrutiva periférica, no entanto, se faz necessário cateterismo (angiografia) para abrir a circulação com stent ou se resolve com ponte de safena na perna.

“Quando as dores são decorrentes de varizes o tratamento muitas vezes é cirúrgico. Microcirurgia em ambiente hospitalar com rápida recuperação é a mais comum, habitualmente. Pode-se tratar varizes em consultório através de espuma, sem necessidade de internação. Mas temos aqui, algumas restrições e contra indicações como o chamado forame oval patente – uma má formação no coração. Quando precisamos tratar a veia safena, essa pode ser tratada ainda da forma convencional com a sua retirada, ou cauterizada por dentro dela com um cateter de endo laser ou radiofrequência. Assim a recuperação é muito mais rápida, ausentando-se pouco do ambiente de trabalho”, ressalta a especialista.

Para que estes tratamentos sejam o mais eficazes possível, com o mínimo de intervenção, o aconselhável é, ao menor sinal de problema, procurar um médico para o tratamento correto, a fim de evitar complicações. “No caso das varizes, evitar que manchem as pernas ou evoluam para as úlceras. No caso da claudicação, evitar que possa evoluir para uma gangrena ou amputação das pernas. Se o problema é a erisipela, começar antibiótico o mais breve possível evita que a bactéria cause infecção generalizada”, completa a Dra. Patrícia.

Além disso, alguns hábitos simples podem ajudar a prevenir os problemas relacionados a dores nas pernas causadas por má circulação. Atividade física regular como caminhadas ou bicicleta 30 minutos, todos os dias ou uma hora três vezes na semana; hábitos saudáveis, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, controlar pressão e diabetes contribuem para uma boa circulação das pernas e doenças do coração.

 

Notícias relacionadas