Dia de exaltar o patrimônio da literatura pomerodense
Locais que preservam a história documental de uma determinada cidade, estado ou país, são ponto de encontro dos amantes da leitura e do conhecimento. No dia 09 de abril, é celebrado o Dia Nacional da Biblioteca, na data que foi eleita fazendo referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, além do Dia do Bibliotecário
Locais que preservam a história documental de uma determinada cidade, estado ou país, são ponto de encontro dos amantes da leitura e do conhecimento. No dia 09 de abril, é celebrado o Dia Nacional da Biblioteca, na data que foi eleita fazendo referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, além do Dia do Bibliotecário, instituídos em 09 de abril de 1980.
Por terem um valor inestimável para a cultura local, as bibliotecas são itens indispensáveis para um povo e Pomerode, há mais de 50 anos, tem a sua própria Biblioteca Municipal, algo que, na época em que foi criada, simbolizou um marco para uma cidade de pequeno porte. Foi durante a gestão do prefeito Ralf Knaesel que essa conquista foi alcançada, em 1968.
Foi em uma pequena sala, nos fundos da Prefeitura, que a Biblioteca começou a tomar forma e a tornar-se realidade. O acervo, inicialmente, era singelo, com livros de coleções da literatura brasileira, enciclopédias e doações, mas o simples fato de os cidadãos poderem recorrer à sua própria biblioteca em busca da leitura já era de grande valia.
Então, no dia 28 de junho de 1968, através da Lei 159, era criada a Biblioteca Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, uma homenagem ao ex-presidente da república. A primeira a assumir as funções de bibliotecária foi Inge Hackbart Weber, em 1972. Depois dela, outras 11 pessoas auxiliaram na organização, catalogação, preservação e classificação do acervo, ao longo dos anos seguintes. Até que, em 2000, foi admitida a primeira bibliotecária com formação superior, Viviane Balk Hermann, que continua sendo responsável pela biblioteca até hoje.
Em 2000, em função da procura por literatura e também pelo tamanho do acervo, a Biblioteca foi transferida da pequena sala para a casa ao lado da Prefeitura e, em 2008, deixou de ser administrada pela Secretaria de Educação e passou a integrar a Secretaria de Turismo e Cultura. Desde 2012, a Biblioteca está instalada em uma ampla sala no Centro Cultural de Pomerode e conta, atualmente, com aproximadamente 23 mil volumes, sendo oito mil em língua alemã.
A maioria dos livros que integram o acervo em língua alemã veio através de doações, diretamente da Alemanha ou então de moradores da cidade, que tinham as obras como heranças de família.
O acervo em alemão é parte importantíssima da Biblioteca Municipal, porém o conjunto de obras presentes no local é muito mais amplo. A biblioteca conta com um acervo composto por material literário, obras de referência, didáticos, biografias, jornais, gibis e variados gêneros da literatura brasileira e estrangeira traduzida para adultos, jovens e crianças, disponíveis para consulta e empréstimo.
“Compete à Biblioteca incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento da democratização, bem como promover a informação e o acesso à cultura. A comunidade necessita das informações que disponibilizamos aqui e a Biblioteca é um local democrático, aberto a toda comunidade, da cidade e da região”, ressalta Viviane.
Ela comenta que as ações da biblioteca, como hora do conto, troca de livros e varal literário, têm como objetivo aproximar a comunidade da biblioteca, incentivando o uso deste espaço como local de convivência, lazer, fonte de informação e acesso à cultura. As atividades estão comprometidas em disseminar o gosto pela leitura e formar novos leitores.
“Através dos projetos, tentamos atrair novos frequentadores, pois temos que ir atrás. Há os frequentadores fiéis da Biblioteca, mas temos que trabalhar para sempre renovar o público, tentando cativar novos leitores, até porque, o livro físico é algo insubstituível, que não vai acabar”, destaca a bibliotecária.
História do JP
A Biblioteca Municipal também tem a sua importância para a história de quase 20 anos do Jornal de Pomerode. Isso porque lá estão mantidas as encadernações com todas as mais de 1200 edições do Jornal, desde o seu início, em 1999.
Através destes 20 anos de história, é possível fazer uma viagem pela história recente de Pomerode, por meio de nossas reportagens e cadernos especiais, ou seja, uma pesquisa completa sobre a nossa história.
Serviço
Rua Hermann Weege, 111, Centro Cultural
De segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h