Revista JP

Cuidando da saúde bucal, desde cedo

Especialistas destacam a importância do acompanhamento periódico com o dentista, desde a infância

3 de abril de 2021

O cuidado com a saúde bucal, muitas vezes, fica em segundo plano, quando comparado à preocupação com outros problemas de saúde enfrentados pela comunidade. Porém, ela é tão importante quanto e merece o cuidado atencioso, com prevenção e tratamento.

Segundo os especialistas em Odontologia, Leopoldo Klug, Cindy K. R. Imthurm e Luiza Schmitt Góss, da Klug & Imthurm Odontologia, a prevenção é a melhor maneira de garantir sua saúde bucal, com diversos benefícios ao fazer acompanhamento periódico com seu dentista, em cada fase da vida:

 

Infância

O principal é ensinar e estimular a correta higienização bucal, através da escovação três vezes ao dia e uso do fio dental, sempre auxiliada por um adulto. Também implementar bons hábitos alimentares e de cuidados com saúde geral. 

Além disso, é na infância que é, muitas vezes, recomendado o uso de aparelhos ortopédicos, caso haja alguma alteração de mordida ou mal posicionamento de dentes. 

 

Adolescência

Na adolescência, os mesmos cuidados se intensificam, já que o jovem tem mais autonomia e responsabilidade no cuidado com o próprio corpo. Nessa fase, é imprescindível o acompanhamento da higienização bucal, principalmente, porque o jovem já tem quase todos os dentes permanentes em boca. 

 

Fase adulta

Caso a pessoa tenha conseguido manter a saúde bucal em dia, nas fases anteriores, provavelmente será apenas necessário a manutenção da saúde, através de profilaxias periódicas e orientações pontuais em situações específicas, como gravidez, uso de aparelhos fixos, clareamento dental etc. 

Mas caso haja várias intervenções feitas no passado, os cuidados são ainda maiores, como controle de doenças gengivais, atenção especial às restaurações e coroas, bem como, acompanhamento da integridade dos tratamentos de canal e saúde óssea, além de reposição de dentes faltantes, como, por exemplo, a instalação de implantes dentais. 

 

Terceira idade

Por último, nos idosos, os cuidados costumam ser os mesmos que nos adultos, com o adendo das próteses móveis, que ainda são amplamente utilizadas. Para estas, é importante o acompanhamento da sua adaptação na mucosa bucal, a fim de evitar lesões teciduais, bem como, manejo e troca das mesmas em caso de grandes desgastes dentais ou fraturas. 

“Cada fase da vida merece seu cuidado especial com a saúde, e na boca, não poderia ser diferente. Seja em qual fase da vida você ou seu familiar esteja, procure sempre acompanhamento especializado. Isso evita que problemas maiores e mais sérios possam se instalar. Nós, da equipe Klug & Imthurm Odontologia, estamos preparados para atender cada fase da vida e proporcionar um tratamento de qualidade e humanizado”, enaltecem os especialistas da clínica.

 

Serviço:

Rua Hermann Weege, 743 
Centro
Contato: (47) 3387-0504
WhatsApp: (47) 99128-8227
Instagram: @odontoklugimthurm

 

Notícias relacionadas