Revista JP

Conforto aos seus pés

Muito comum em casas mais antigas, esse revestimento caiu em desuso nos últimos anos, seja pela moda ou, simplesmente, pelo desenvolvimento de outros segmentos de pisos, como porcelanatos e vinílicos

13 de agosto de 2018

Há quem diga que não pode nem chegar perto, e há quem ame seu aconchego incondicionalmente. Esse item da decoração que sempre divide opiniões e rende discussões incansáveis, é o carpete. Muito comum em casas mais antigas, esse revestimento caiu em desuso nos últimos anos, seja pela moda ou, simplesmente, pelo desenvolvimento de outros segmentos de pisos, como porcelanatos e vinílicos. Pessoas que possuem algum tipo de alergia ou animais, ou ainda aqueles aficionados por limpeza, costumam passar longe dos carpetes pela temida dificuldade de limpeza. Mas isso é coisa do passado mesmo, pois eles voltaram com tudo!

Dotados de novos materiais, padronagens mais modernas, tamanhos diferenciados e tecnologias bactericidas e antialérgicas, os carpetes caíram no gosto dos decoradores, principalmente para os ambientes corporativos. O aconchego proporcionado por um piso quente e confortável é indiscutível, por isso o uso de carpetes em hotéis e consultórios, por exemplo, vem sendo altamente difundido. Além do conforto térmico e da sensação aconchegante, o carpete proporciona um excelente conforto acústico e térmico, que é um item muito importante para grandes ambientes de escritórios ou comerciais. A segurança (em relação a quedas) e a sensação convidativa ampliam seu uso para ambientes também residenciais, podendo ser usados em quartos, home theater e salas.

Com o uso de novas tecnologias, os carpetes, hoje, são confeccionados em diversos materiais, utilizando fibras naturais ou sintéticas. A diferença dos materiais na confecção resulta em itens como resistência ao alto tráfego e ao peso dos móveis, resistência a manchas, umidade e desgaste natural. Existem, inclusive, empresas de carpetes com selos ambientais específicos, que se preocupam com a sustentabilidade no material, na fabricação e no descarte de seus produtos. A facilidade e a rapidez de instalação do carpete, são um ponto fundamental para quem procura praticidade, e mesmo para quem vai reformar, pois podem ser colocados sobre pisos já existentes como cerâmica, porcelanato ou madeira. O produto é vendido em placas de diversos formatos – possibilitando a montagem de mosaicos ou desenhos variados -, em mantas ou rolo. As padronagens estão bastante atualizadas, indo desde as tradicionais peças de cor única, até as com texturas geométricas, listradas ou temáticas.

A maioria dos modelos de carpetes possuem tratamento antialérgico e antibacteriano, evitando a proliferação de fungos e bactérias, ajudando, assim, pessoas que possuem algum tipo de alergia. Além disso, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, os carpetes auxiliam na qualidade do ar interno do ambiente, pois possuem a excelente propriedade de reter o pó, ou seja, seu ambiente fica livre de pó flutuante, que é o grande causador de problemas e alergias respiratórias. Com uma limpeza semanal com aspirador, e uma limpeza mais profunda anual com especialistas, seu carpete terá uma vida útil (e bela!) por muitos anos. Mãos à obra!

 

Notícias relacionadas