CliP Mulher

Qual é a paisagem que você quer ver todos os dias?

Confira a reflexão da Coluna da CLiP Mulher

26 de maio de 2023

Foto: Divulgação

Assisti a um Podcast no qual chamou muitíssimo a minha atenção para a questão da longevidade estar diretamente relacionada à saúde muscular dos membros inferiores. Isso me pareceu fazer muito sentido e logo comecei a imaginar o quanto seria bom realizar caminhadas para fortalecimento da musculatura de minhas pernas, principalmente após ter ficado um longo período com ambas em repouso forçado por conta de uma cirurgia.

Bom, daí que caminhar não me pareceu o suficiente e pensei em atividades de agachamento. Dito e feito! Me preparei para uma caminhada na qual eu pudesse ir recolhendo o lixo durante todo o trajeto. Coloquei uma luva e saí com um saco plástico na mão.

Me assustei ao perceber que são necessários quatro sacolas diariamente para cumprir um trajeto de aproximadamente 4 quilômetros. Eu poderia dizer que retiro uma sacola por quilometro, mas infelizmente é muito mais que isso, pois vou esvaziando as sacolas nas lixeiras de pontos de ônibus.

Faço isso diariamente há duas semanas e pasmem! Sacolas de supermercado abarrotadas de lixo: muito papel de bala, latas, garrafas plásticas, pedaços de plástico, objetos quebrados, bitucas de cigarro, maços de cigarro, fios, etc.

Com isso tudo quero dizer que não me acostumo com as paisagens impostas pelos outros. O lixo depositado nas vias públicas é um absurdo por si só, no entanto a gente se acostuma com aquilo que vê todos os dias e eu não quero me acostumar com o ruim. Assumi esse compromisso comigo mesma!

Não vou naturalizar situações caóticas. Não quero a banalização do mal exemplo, pois esse infelizmente é muito mais corriqueiro que o bom, infelizmente. Cada um deve cuidar do seu lixo, de seu corpo, de seus problemas e de suas vidas, mas se o seu lixo me incomoda, não ficarei indiferente a isso, lamentando passivamente.

O que tenho feito tem sido notado e confesso que isso tem sido estimulante. Pessoas vem conversar comigo, algumas me ajudam a recolher o lixo ao redor, a cada dia mais carros buzinam ao passarem por mim, muitos com pessoas totalmente desconhecidas, mas que me veem fazer isso diariamente. Talvez para alguns essa ação tenha servido de inspiração.

Eu nunca vou me acostumar com o ruim e nem aceitar que esse seja o normal. Sugiro que vocês também não aceitem, pois dessa forma existem os avanços e as melhorias. Boas ações ganham força quando são acolhidas por mais pessoas. A paisagem é minha, mas pode ser a sua também. Escolham o que vocês querem ver nos seus caminhos e não aceitem menos que isso! Melhor versão.

Por enquanto, aperto os cintos e grito socorro.

Notícias relacionadas