CliP Mulher

Importância cultural da CLiP

Confira a coluna da CLiP desta semana

6 de maio de 2022

Foto: Divulgação / Clip

“Um país se faz com homens e livros”.

Com essa citação de Monteiro Lobato, externo a importância da Câmara Literária de Pomerode/CLiP, não somente por divulgar parte da literatura produzida em Pomerode (minha e da Andréa Gustmann Gomes), mas também pela importância na formação de jovens leitores e escritores, devido a sua importância na construção de uma identidade social.

Nas páginas de um livro estão registrados os conhecimentos que dizem respeito ao amor, à amizade, à ciência, à filosofia, enfim, os aspectos inerentes à existência humana e quando esses livros são escritos por jovens, esses conhecimentos tem mais valor.

No cenário de escassas políticas de acesso e incentivo à leitura, nos deparamos com um grande problema social: o analfabetismo.

Se para Monteiro Lobato a construção de uma nação se dá junto à circulação de livros, nossa satisfação é maior quando somos, direta ou indiretamente, responsáveis pelo desenvolvimento de nosso país.

Através de Oficinas Literárias, Andréa, como Mentora na formação literária do jovem Gabriel de nove anos, dedica seu tempo para incentivar e dar subsídios a um menino-escritor com seu futuro promissor nas Letras. O jovem Gabriel tem material suficiente para diversos livros e graças ao apoio e incentivo de seus pais e com o conhecimento da Escritora/Professora Andréa, ele será um dos homens que fará a diferença em nosso país.

A exemplo de Gabriel, o jovem Luca Cataldi, que cursa o 7º ano do ensino fundamental do colégio alemão Cruzeiro, no Rio de Janeiro, onde é representante de turma e participa do Prêmio Canguru, a Olimpíada Nacional de Matemática, bem como, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e que representou o Brasil no concurso bilíngue de poesia da Albânia (Europa), através de sua Akademia Alternative Pegasiane Brasil, tendo escrito e declamado seus textos. Poliglota, com fluência em Inglês, Espanhol, Alemão e Português, possui a certificação de proficiência Internacional Cambridge. Foi de sua autoria o desenho da campanha publicitária de Natal da Federação Brasileira dos Comunicadores e Colunistas Sociais do Brasil.

Lucas escreveu o livro “Mitologia Grega com nove anos e o lançou seu livro na Feira Literária Internacional de Poços de Caldas – FLIPOCOS, em 2022.

Portanto, nosso legado de Escritoras e também de Mentoras das Letras, sentimos que nossa missão se concretiza por esses jovens leitores e principalmente, ESCRITORES.

Notícias relacionadas