Casa & Construção

Frio à vista

Já que a estação mais charmosa do ano já chegou, hoje falaremos sobre um assunto que te garantirá um ambiente bonito e bem quentinho – lareiras

5 de julho de 2020

Já que a estação mais charmosa do ano já chegou, hoje falaremos sobre um assunto que te garantirá um ambiente bonito e bem quentinho – lareiras!

E quando se fala nessas queridinhas do inverno, é importante analisar cada cliente em especial, escolhendo o melhor modelo, tamanho e tipo de lareira. As de ferro, na minha opinião, são as mais versáteis, pois podem ser instaladas a qualquer momento na sua casa sem precisar mexer demais no seu ambiente, sem muitas reformas ou adaptações. Elas precisam, logicamente, de um planejamento profissional, pois é necessário analisar suas dimensões, método de calefação, material de queima, tubulação e local de instalação.

A segurança é essencial, principalmente nas lareiras de ferro, pois o material de sua composição e estrutura também aquecem. Para isso, evitar colocá-las próximas a tecidos como cortinas e sofás, ter uma base em pedra ou outro material inerte e, ainda, analisar o tipo de forro e revestimento de parede próximo a tubulação da chaminé, para que seja resistente ao calor.

 

As lareiras de ferro utilizam lenha como meio de combustão, gerando cinzas e fumaça como resultado, portanto, é necessário olhar com cuidado o modelo antes da compra, para ver se há compartimento para recolhimento das cinzas e se a chaminé escoa a fumaça com eficiência. 

Existem as lareiras com frente aberta tradicional – que necessitam de uma proteção extra com grade ou tela para segurança – e os modelos com tampa em vidro, conhecidos como calefatores.

As lareiras em ferro são versáteis também no design, encontrando-se no mercado opções modernas ou clássicas, o que permite que elas de adaptem a qualquer tipo de projeto. O ideal é ter uma ajuda profissional tanto para a instalação quanto para a escolha do modelo ideal baseado no seu ambiente e na sua decoração. Mãos à obra!

Por Cristina Fausel, arquiteta e designer de interiores

 

Notícias relacionadas