Casa & Construção

Espaço Gourmet: um ambiente aconchegante para receber família e amigos

O primeiro passo para criar seu espaço gourmet é definir o local e tamanho contando com a ajuda de um arquiteto

3 de outubro de 2023

Foto: Palladium Arquitetura e Engenharia

Ter um ambiente especial para reunir a família e os amigos é um desejo de muitas pessoas. Pode ser um espaço menor ou maior, integrado com a casa ou cozinha, ou mesmo uma edícula em outro local do terreno, porém é um ambiente que não pode faltar!

O primeiro passo para criar seu espaço gourmet é definir o local e tamanho contando com a ajuda de um arquiteto para lhe auxiliar na melhor disposição e layout. O tamanho depende se o espaço irá contar com fogão e forno à lenha, além da churrasqueira – que é indispensável, e também variável, conforme a quantidade de pessoas que devem ser acomodadas neste ambiente.

Escolher o estilo da decoração é importante para guiar o projeto, acabamentos e cores, podendo ser um ambiente mais rústico, contemporâneo, clássico ou minimalista. Nossa sugestão é deixar a área gourmet sempre aconchegante e convidativa. A utilização de madeira é um elemento que traz um toque acolhedor ao espaço, podendo ser um forro, móveis ou mesas em madeira. Para o piso, sugerimos porcelanato em tons neutros e com acabamento fosco para melhor manutenção do ambiente.

Para valorizar a iluminação natural, priorizamos grandes portas ou janelas e para criar um fluxo interno-externo, permitindo que se desfrute da paisagem, principalmente quando tem uma piscina na área externa. Além disso, o fechamento com vidros traz o benefício de se usar o ambiente mesmo em dias de chuva ou frio, e a possibilidade de climatização para os dias mais quentes.

Além da bancada pia, ter uma bancada ou ilha no espaço é super interessante para criar uma conexão entre o anfitrião e as visitas, que podem conversar e curtir o espaço durante a preparação das comidas e bebidas. Já a mesa maior fica para servir e acomodar todos os convidados. Se o espaço gourmet for longe da cozinha, sugerimos uma geladeira ou cervejeira para atender este ambiente.

Foto: Palladium Arquitetura e Engenharia

 

Para compor o espaço externo, uma piscina é o toque final para completar os momentos de lazer da família! No projeto da área externa, além do paisagismo é necessário prever espaço ao redor da piscina para espreguiçadeiras e móveis, proporcionando um ambiente agradável. Para quem gosta de uma atmosfera mais intimista e de relaxamento sugerimos um spa que é perfeito para relaxar e aproveitar os momentos de tranquilidade. Ter um cantinho confortável para se desconectar de tudo, ler, meditar e descansar traz benefícios para a qualidade de vida.

A área gourmet é uma extensão da casa e deve proporcionar momentos de lazer e alegria, sejam no sentido do encontro com pessoas queridas, como nos momentos de relaxamento. Para pôr em prática todas essas dicas, o que não pode faltar é um bom projeto e planejamento, afinal, para poder usufruir deste belo espaço em sua casa, devemos partir de um bom projeto para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Por: Arquiteta Larissa P. A. Vogel – Palladium Arquitetura e Engenharia
Escritório: Palladium Arquitetura & Engenharia

Foto: Palladium Arquitetura e Engenharia

 

Foto: Palladium Arquitetura e Engenharia

Notícias relacionadas