Casa & Construção

Natureza, conforto e personalidade

Estas são algumas características mais buscadas, atualmente, quando falamos em decoração de interiores

25 de setembro de 2023

Foto: Rafaela Hansen Arquitetura

A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas para diversos aspectos da sociedade, desde seu início, em 2020. Mas você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com casa, construção e decoração? A resposta é bem simples, a vivência da pandemia e do isolamento social impactou diretamente em algumas tendências em design de interiores, que vieram para ficar.

A arquiteta e designer de interiores de Pomerode, Rafaela Hansen, explica mais sobre três das principais tendências do mercado de decoração e dá sugestões para seu uso.

Vamos falar de: presença da natureza dentro dos espaços, cores neutras, diferentes texturas, sensação de conforto e também a tendência de personalidade nos ambientes.

 

Natureza presente

Uma vontade de muitas pessoas para seus ambientes novos ou reformados é que haja elementos naturais na decoração, principalmente a vegetação. Plantas ornamentais, jardins verticais e até mesmo paredes inteiras decoradas com vegetação estão completamente em alta.

“Por mais que plantas artificiais sejam ‘mais práticas’, cada vez mais notamos a preferência pelo natural, pelo vivo, mesmo com a necessidade de manutenção. E, atualmente, existem tecnologias que podem facilitar este processo, como por exemplo uma parede com vegetação e sistema de irrigação automatizado, ou então com vegetação permanente, que é um estilo de plantas naturais que não necessita de irrigação”, comenta a arquiteta.

Foto: Rafaela Hansen Arquitetura

 

Este tipo de vegetação é chamada de planta preservada, que é inicialmente desidratada e depois recebe a aplicação de um produto que a deixa preservada e de um tingimento, para aspecto natural.

Ou seja, elas não estão realmente vivas, mas possuem a textura e o efeito térmico, de deixar o ambiente mais agradável, de plantas naturais. Alguns exemplos destas plantas são a palmeira-areca ou a palmeira-fênix, por exemplo.

 

Busca por conforto

Outro ponto muito forte em design de interiores atualmente é a busca pelo conforto, algo que já vinha como tendência em 2022 e que se mantém neste ano.

“Tudo começa com o uso de cores neutras, mais claras, em ambientes de uso comum, como salas de estar, por exemplo. Aliado às cores, vem mobiliário confortável, em formas orgânicas e em tecido boucle, que proporciona a sensação do soft. Somado a estas características, vem a presença da natureza. Por fim, os tons de dourado estão muito em alta, que esquentam o ambiente, aumentam sensação de conforto e sofisticação”, enumera Rafaela.

Foto: Rafaela Hansen Arquitetura

 

O conforto também se tornou uma preocupação nos banheiros residenciais, que buscam objetos, texturas e equipamentos associados ao relaxamento e a ideia de spa, segundo a arquiteta.

Por outro lado, em ambientes comerciais, cresceu a busca pela personalidade dos ambientes, com cores fortes, intensas e a preocupação em criar decorações “instagramáveis”, com itens versáteis, principalmente no mobiliário, sem deixar o conforto e a funcionalidade de lado.

 

Variedade de texturas

A ousadia pode estar presente quando pensamos em texturas que compõem o ambiente, seja em revestimentos, papeis de parede, mobiliário.

Neste aspecto, além de folhagens, a natureza pode estar presente inclusive em tapetes em fibra natural ou em cortinas em linho natural.

“Mas também é possível e está super em alta fazer esta combinação de diferentes texturas, com mármore, madeira, aspecto de pedras naturais, seja em revestimentos ou no papel de parede. E isso é válido não só para sala de estar ou recepção do estabelecimento ou casa. Você pode aplicar esse mix também no seu quarto ou na sala de atendimento. A variedade fica ótima em qualquer ambiente, além de deixá-lo sofisticado”, destaca a arquiteta.

Seja qual for o seu desejo ou gosto na decoração, o acompanhamento de um profissional da área é essencial para os bons resultados e para a segurança do uso do local.

Notícias relacionadas