Casa & Construção

Casa & Construção: tapetes em evidência

Confira as dicas de decoração da coluna Casa & Construção

11 de fevereiro de 2023

Foto: Tapetah

As tendências de decoração para 2023 apostam forte em elementos naturais e orgânicos, seja nos formatos ou nos materiais. Falando especificamente dos tapetes, essa tendência se amplia e se concretiza com a utilização de peças de charme e de personalidade. As formas orgânicas estão em evidência, portanto se deseja atualizar os tapetes da casa, invista em formas diferenciadas e fugindo do tradicional formato retangular ou circular.

Os tapetes com bordas irregulares e formatos curvilíneos estão entrando para destacar e personalizar os espaços. Esses tapetes podem ser usados em grandes formatos para todo o ambiente ou podem ser menores, destacando móveis isolados tais como aparadores em corredores ou poltronas na sala.

Os desenhos das estampas também podem conter formas orgânicas e abstratas trazendo fluidez no conceito dos espaços. As cores nesses modelos podem ser exploradas em paletas mais claras para ambientes mais sóbrios e clássicos, ou com cores bem marcadas e de destaque para espaços mais ousados e de personalidade.

Para quem gosta de uma decoração mais romântica ou natural, a aposta fica por conta das fibras naturais – sisal, algas desidratadas, juta, palha, entre outros, que buscam uma conectividade com a natureza, com o artesanal e com o toque das texturas. Os tapetes feitos à mão também se destacam nesses materiais, trazendo ainda mais exclusividade para as peças.

A sustentabilidade tem um papel importante como tendência em tapetes, portanto optar por materiais reutilizados ou reciclados na sua confecção pode ser uma boa pedida – restos de tecidos, fibras de garrafa pet reciclada, resíduos de fiação, nylon regenerado.

Uma outra tendência para este ano, fica por conta da sobreposição de tapetes, novamente em busca de espaços personalizados e aconchegantes. Aqui a mistura de elementos e cores, utilizando peças clássicas, artesanais, orgânicas ou naturais em conjunto, pode trazer mais textura, vida e se tornar o atrativo do seu ambiente. Mãos à obra!

 

Foto Primazzi Tapetes

 

Foto: Kamy Tapetes

 

Foto: Casa e Jardim

 

Foto: Spot Casa

 

Foto: Pinterest

 

Foto: Moriah Tapetes

 

Foto: Fattoria Design

 

Foto: Fattoria Design

 

Foto: Casa Cor

Notícias relacionadas