Casa & Construção

Explorando as maravilhas dos Jardins Sensoriais na Neuroarquitetura: transformando espaços, elevando vidas

Veja de que forma a arquitetura pode auxiliar em experiências de transformação humana

20 de janeiro de 2024

CEIM Ruth Koch. (Foto: Studio AS Arquitetura e Interiores)

Os jardins sensoriais emergem como uma revolução na neuroarquitetura, transformando não apenas espaços físicos, mas também a experiência humana. Em residências, esses oásis sensoriais se revelam como refúgios de tranquilidade, desencadeando benefícios profundos para o bem-estar mental.

Imagine abrir a porta para um universo onde cada folha, flor e fragrância desencadeiam estímulos sensoriais, proporcionando uma experiência imersiva única. Essa jornada sensorial não é apenas um luxo estético, é um investimento na saúde mental e na qualidade de vida.

Em empresas, o jardim sensorial transcende a mera ornamentação. Torna-se um santuário de descompressão, onde a paleta de cores e texturas se entrelaça para aliviar o estresse e revitalizar mentes cansadas. Um local não apenas para descanso, mas também para inspiração, potencializando a criatividade e a produtividade.

Em escolas, os jardins sensoriais florescem como aliados do desenvolvimento infantil. Cada planta é um livro aberto, ensinando lições de paciência, cuidado e respeito pela natureza. O contato com texturas diversas fortalece conexões neurais, impulsionando o aprendizado e a compreensão do mundo ao redor.

Além disso, os jardins sensoriais em ambientes hospitalares tornam-se grandes aliados na jornada de recuperação do paciente. Nesses espaços terapêuticos, as cores corretas e as fragrâncias se convertem em instrumentos valiosos, acelerando o processo de alta hospitalar. O contato com a natureza se revela como uma prescrição não medicamentosa, auxiliando na cura física e emocional.

Foto: Studio AS Arquitetura e Interiores

 

Como neuroarquiteta, compreendo a magnitude desses projetos. Cada escolha, desde a seleção das plantas até o desenho dos caminhos, é uma contribuição vital para a atmosfera desejada. Meu compromisso é guiar a criação desses espaços transformadores, elevando não apenas a estética, mas também a essência da vida cotidiana.
Investir em jardins sensoriais não se trata apenas de plantas e pedras, mas sim moldar um ambiente que ressoa com a harmonia intrínseca entre a mente humana e a natureza.

Apae (Foto: Studio AS Arquitetura e Interiores)

 

IAGA – Metal Mecânica Industrial
IAGA Ltda (Foto: Studio AS Arquitetura e Interiores)

 

IAGA Ltda (Foto: Studio AS Arquitetura e Interiores)

 

Arquiteta e Neuroarquiteta – Aline Schönfelder
Studio AS Arquitetura e Interiores
Instagram: @studio.asarquitetura

Notícias relacionadas