Casa & Construção

Casa & Construção: detalhamento indispensável

Confira as dicas da coluna Casa & Construção

10 de setembro de 2022

Foto: Escritório de Arquitetura Pomerode

Na hora de escolher o piso para sua obra ou os revestimentos das paredes, saiba que é de extrema importância contratar um arquiteto para te ajudar. Esse profissional obviamente vai te ajudar na hora da escolha do revestimento – material correto, cor ideal, tamanho e combinações – mas saiba que o trabalho dele não acaba por aí.

Depois de escolhido o modelo do revestimento, cabe ao arquiteto fazer a paginação do piso e das paredes, ou seja, um projeto detalhado de como esse material será colocado nas superfícies escolhidas internas ou externas. Mas para que serve esse projeto afinal?

Em primeiro lugar, com as medidas de revestimento e da obra em mãos o arquiteto consegue planejar a melhor forma de colocação das peças, evitando recortes muito pequenos (e podendo escondê-los ou disfarçá-los caso necessário), mas principalmente, calculando a quantidade correta das peças e o melhor aproveitamento delas, evitando desperdício e favorecendo o custo da obra.

Foto: Escritório de Arquitetura Pomerode

 

Em segundo lugar, ele serve para organização dos revestimentos, ou seja, ao lidar com ambientes em que existem mais de um revestimento aplicado, o ajuste da combinação e alinhamento das peças de forma organizada é essencial.

No projeto são determinados os locais do início dos assentamentos, e como eles se encontram entre si nas superfícies de forma natural, pois peças deslocadas ou com recortes desalinhados são incômodas visualmente. E em terceiro lugar a paginação serve para as padronagens diferenciadas.

Com a grande disponibilidade de revestimentos decorativos no mercado – em cores e tamanhos variados – as aplicações desses materiais podem ocorrer também de formas muito exclusivas, e cabe ao arquiteto esse planejamento.

Foto: Escritório de Arquitetura Pomerode

 

Assentamentos na diagonal, em escama de peixe, com transpasse, mosaicos, com rejuntamento colorido, são apenas alguns exemplos de como aplicá-los, por isso, a contratação de um profissional é essencial nesta etapa dos acabamentos.

O ceramista terá um projeto planejado para seguir e você terá a tranquilidade de um projeto bonito, bem calculado e econômico. Mãos à obra!

 

Foto: Escritório de Arquitetura Pomerode

 

Foto: Escritório de Arquitetura Pomerode

 

Foto: Escritório de Arquitetura Pomerode

 

Foto: Escritório de Arquitetura Pomerode

 

Foto: Incepa

 

Foto: Portobello

 

Foto: Roca Cerâmica

 

 

Notícias relacionadas