Casa & Construção

Destaque central

Para dar ainda mais destaque ao seu ambiente de jantar e deixá-lo envolvente e aconchegante, o uso de uma iluminação adequada é imprescindível.

11 de setembro de 2021

Na hora de ambientar sua sala de jantar, a decoração vai muito além de escolher a mesa, as cadeiras e o tapete. Para dar ainda mais destaque ao seu ambiente de jantar e deixá-lo envolvente e aconchegante, o uso de uma iluminação adequada é imprescindível.

Buscando criar um ponto focal na sua sala, a escolha de um pendente é sempre certeira, porém, é preciso analisar itens como proporção, modelo, tipo de iluminação e altura antes de sair pendurando qualquer luminária sobre a sua mesa. É sempre importante atentar para o tipo de lâmpada utilizada e o material da luminária pois podem ofuscar a visão, seja por peças metálicas ou reflexivas que incomodem as pessoas sentadas à mesa durante o jantar.

A altura e posição da peça neste aspecto também é muito importante – é preciso que as pessoas se vejam e possam conversar quando sentadas – e ao mesmo tempo enxerguem de forma nítida tudo que está sobre a mesa. Essa altura ideal geralmente é de 80cm acima do tampo da mesa, podendo, claro, ser alterada caso necessário.

Caso a iluminação proporcionada pelo pendente for mais decorativa e menos eficiente, é sempre possível complementar a iluminação com spots ou plafons adicionais no teto sem tirar o charme do pendente escolhido.

Peças mais delicadas, com globos transparentes ou cristais ajudam a criar um ambiente envolvente e mais claro, lustres e candelabros podem trazer sofisticação e impacto, peças de metal ou coloridas criam ambientes mais descontraídos e modernos enquanto peças de materiais naturais como vime, madeira ou cordas trazem o fator charme aliados ao conforto visual.

Utilizar uma peça única de pendente sobre a mesa geralmente é o mais comum, principalmente se forem mesas quadradas ou redondas, mas nada impede que você faça uma composição de várias peças agrupadas criando uma ambientação mais particular e exclusiva de acordo com seu gosto.

Particularmente, eu não acredito em regras muito específicas para a escolha do modelo do pendente – seguindo a decoração existente no ambiente, um tamanho x ou material y – acredito que a intenção na decoração seja mais importante na hora dessa escolha. Ou seja, se você quer impactar, trazer mais luz, criar efeitos, contrastar ou simplesmente trazer sensações boas.

Essas intenções aliadas ao bom gosto te influenciarão na escolha certa e caso surgir uma dúvida, um profissional pode te ajudar a sanar todas elas. Mãos à obra!

Por Cristina Fausel, arquiteta e designer de interiores

Notícias relacionadas