Casa & Construção

Pedras em evidência

Quando se trata de glamour, as pedras iluminadas são um item de destaque, gerando sofisticação e elegância ao seu ambiente

27 de setembro de 2020

Quando se trata de glamour, as pedras iluminadas são um item de destaque, gerando sofisticação e elegância ao seu ambiente. Essas pedras geralmente são utilizadas em bancadas de lavabos e banheiros, mas cada vez mais vêm conquistando outros espaços, garantindo ambientes com muito charme. Elas podem ser usadas em escadas, lareiras, bancadas de cozinha, painéis decorativos, entre outras aplicações. As pedras utilizadas para a criação deste efeito estético são os mármores translúcidos, as pedras ônix e os slimstone. 

Os mármores possuem naturalmente veios e variações de tons em sua composição, garantindo efeitos de iluminação muito bonitos, mas alguns não são totalmente translúcidos e precisam passar pelo refinamento (diminuir sua espessura ao máximo) para adquirir a propriedade de transparência. Alguns mármores utilizados para esse efeito são o mármore branco, estremoz, calacata e giallo marfim. A pedra ônix por sua vez, já é naturalmente translúcida e possui diversas tonalidades, porém, seu valor em comparação com as outras opções de bancadas iluminadas ainda é muito maior. Já o slimstone são pedras (mármores ou granitos) em chapas super finas de 5mm aplicadas sobre um composite, garantindo assim muito mais leveza em relação a pedra em si e flexibilizando seu uso na indústria náutica, moveleira e aeronáutica. 

Esse material também diversifica as tonalidades, cores e texturas das pedras utilizadas, sendo assim cada vez mais utilizado em mostras de decoração e em projetos diferenciados. A iluminação destas pedras acontece através do que chamamos de retroiluminação, ou seja, a iluminação fica por trás da pedra e é usualmente feita através de fitas ou lâmpadas de LED, que tem muita durabilidade, esquentam pouco e apresentam diversas tonalidades. 

A contratação de um arquiteto é muito importante para a realização de um projeto de pedra iluminada, pois é necessário todo um detalhamento técnico, uma preparação em obra e ainda o acompanhamento e indicação de fornecedores de qualidade. Mãos à obra!

Por Cristina Fausel, arquiteta e designer de interiores

 

 

Notícias relacionadas