Casa & Construção

Versatilidade e beleza

Confira o destaque da Coluna Casa & Construção desta semana

31 de janeiro de 2022

Foto: Julia Ribeiro

Ao conversar com meus clientes sobre os projetos de interiores, a dúvida que mais surge é de como utilizar as paredes para decorar sem ficar no básico – cor e quadros. Para trazer personalidade aos espaços íntimos e sociais de uma forma elegante, o uso de painéis nas paredes pode ser um aliado também para ganhar espaço.

continua após a publicidade

Os painéis ripados estão em alta nos projetos de interiores como podemos ver em sites e revistas, porém, os painéis lisos já vêm sendo usados como recurso decorativo há muito tempo devido principalmente, a sua versatilidade. Eles podem ser usados para fazer divisórias, para criar elementos decorativos em móveis de home, lavabos, hall de entrada, quartos ou cozinhas, são um recurso para esconder fiações ou detalhes construtivos, podem camuflar portas e mobiliário embutido ou ainda criar condição para a aplicação de iluminação linear de efeito, quando as paredes não permitem.

Os painéis necessitam de detalhamento de projeto e muito planejamento, pois é um trabalho em conjunto entre marcenaria, arquiteto e eletricista – não deixe de contratar um profissional antes de fazer o seu. Os painéis decorativos acabam ganhando mais destaque no seu ambiente, quando estão sendo elaborados junto com um projeto de iluminação diferenciado. É possível aplicar iluminação indireta nas laterais ou parte superior dos painéis, iluminação linear com desenhos exclusivos ou colocar arandelas sobre as peças – usadas principalmente em cabeceiras.

continua após a publicidade

No quesito composição, os painéis podem ser ripados, lisos ou ainda com trabalhos em relevo no próprio material, seja em desenhos mais abstratos ou orgânicos. Para portas camufladas de acesso ou de móveis, o uso de dobradiças e puxadores adequados é indispensável, muitas vezes utilizando o sistema de fecho toque, com acionamento por pressão.

Para uso do painel com fiação embutida é importante planejar a espessura adequada da peça e a colocação da passagem dos guias atrás do painel, facilitando a conexão dos cabos dos eletrônicos e da própria fiação.

 

Independente do local, é possível investir nos painéis como um recurso diferenciado na sua decoração, trazendo versatilidade e exclusividade para seu ambiente. Contrate um profissional e… mãos à obra!

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade