Casa & Construção

Versátil e elegante

A coluna de hoje falará sobre um revestimento que está sendo cada vez mais utilizado nos acabamentos de casas e apartamentos – piso vinílico. Ele é produzido através de reciclagem de PVC, portanto se torna bastante resistente, é um revestimento antialérgico, não mancha, anticupim e tem durabilidade alta.

15 de janeiro de 2018

A coluna de hoje falará sobre um revestimento que está sendo cada vez mais utilizado nos acabamentos de casas e apartamentos – piso vinílico. Ele é produzido através de reciclagem de PVC, portanto se torna bastante resistente, é um revestimento antialérgico, não mancha, anticupim e tem durabilidade alta. Para quem procura um revestimento de piso que não seja frio, (porcelanatos, granitos ou cerâmicos) ele é um excelente material, pois seu principal atrativo em relação aos pisos laminados de MDF ou de madeira é que ele não absorve água, portanto não incha ou deforma e é ideal para quem tem crianças e animais em casa. Além disso, ele não faz barulho ao caminhar, podendo ser usado em apartamentos sem medo e sem incomodar os vizinhos, caso usasse outras opções de piso flutuante.

Diferentemente do piso de madeira natural, não é necessário produtos específicos para sua manutenção e limpeza. Você pode passar apenas um pano úmido e um produto de sua preferência.

O piso vinílico também pode ser usado em reformas, pois pode ser aplicado sobre pisos já existentes, desde que a superfície esteja nivelada. As opções de instalação também são amplas, pois o piso apresenta três formatos diferenciados: Manta – são vendidos em rolo, devem ser colados e possuem espessuras variadas, geralmente são utilizadas em ambientes de maior comprimento. Placas – geralmente são utilizados em ambientes comerciais ou de pisos elevados e também são coladas. Régua – esse tipo de piso possui espessuras variadas e pode ser colado ou instalado no sistema clique (possui encaixe e pode ser retirado sem quebra e reutilizado depois).

As texturas e padrões são bastante variados no piso vinílico, podendo, inclusive, ter temas estampados e infantis, podendo decorar brinquedotecas e áreas comerciais. Para os padrões em régua, as possibilidades de tons amadeirados são bastante grandes, e o assentamento pode ser feito reto, ou para dar um diferencial no ambiente, eles podem ser instalados na diagonal ou em “escama de peixe”.

Para tirar todas as suas dúvidas antes da escolha do piso vinílico e, principalmente, para orientar sobre a melhor opção para instalar no seu ambiente, contrate um arquiteto ou designer de interiores e… Mãos à obra!

Cristina Fausel – Arquiteta e Desinger de Interiores

Notícias relacionadas