Especiais

Um trajeto que preserva as raízes germânicas, em Pomerode

Conheça um pouco da Rota turística que fica localizada em um dos bairros de Pomerode que é conhecido pela sua tradição e cultura

1 de julho de 2023

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

A partir desta primeira edição do novo Jornal de Pomerode, damos o pontapé inicial na nossa série de reportagens sobre as nossas rotas turísticas que fazem parte do turismo cultural da Cidade Mais Alemã do Brasil.

E, para iniciar esta série, vamos falar da Rota Raízes Germânicas, que está crescendo a cada dia mais, após cerca de quatro anos de fundação da mesma.

Tudo começou quando os moradores e proprietários de estabelecimentos em Pomerode Fundos se juntaram para pensar nessa nova rota, a fim de mostrar aos turistas a importância daquela região para a cidade.

Acompanhando os demais trajetos turísticos que foram criados, como a Rota do Imigrante, em Testo Central e a Rota do Enxaimel, em Testo Alto, resolveram seguir o mesmo modelo e decidiram fundar o novo roteiro pelo bairro.

O Sebrae/SC, por meio do projeto Pomerode Experience, ajudou na estruturação da rota e, no ano de 2023, foi criado, oficialmente, o CNPJ da Rota, profissionalizando o turismo na região de Pomerode Fundos.

A proposta do passeio é vivenciar uma experiência cultural, herdada pelos primeiros colonizadores e empreendedores que se estabeleceram na região de Pomerode Fundos, por isso, a escolha do nome “Raízes Germânicas”.

As atrações se misturam com os pontos turísticos municipais que ficam localizados no bairro, com os estabelecimentos comerciais daquela região.

O Museu Casa do Imigrante Carl Weege, é uma das principais atrações. A construção enxaimel é um memorial cuidadosamente ambientado com móveis e objetos da época da colonização, que homenageia Carl Weege, um dos pioneiros entre os imigrantes pomeranos. Lá também, é possível visualizar uma árvore genealógica de famílias alemãs instaladas na cidade.

Outro atrativo é o Morro da Turquia, o mirante natural mais próximo da região central da cidade, distante cerca de 10 km do Portal Turístico Sul.

Foto: Arquivo Jornal de Pomerode

 

Além dos atrativos naturais, que são o foco principal da Rota, o destino turístico também promove e valoriza o comércio local. Dos mais variados produtos, na Rota Raízes Germânicas, as velas artesanais, feitas com amor e carinho pela Velas Guenther são um dos atrativos, assim como o Armazém Frigozinke, conhecido pela sua qualidade em carnes e charcutaria.

É claro que produtores artesanais e agrícolas também possuem seu espaço na Rota, como a produção de doces e melados Keske, que está presente no bairro desde da década de 80. Outra família que também participa da Rota é a que produz morangos orgânicos, a família Hoffmann. Ambas já foram histórias contadas do Jornal de Pomerode e você confere a matéria completa em nosso site.

Dagmar Guenther, presidente da Rota Raízes Germânicas, comenta que o trajeto turístico tem potencial forte, já que a região possui paisagens naturais e locais que enaltecem a cultura pomerodense.

“Nós acreditamos que a Rota possui um potencial turístico muito grande. Temos muitos produtores artesanais e agrícolas, fora toda a beleza natural do Morro da Turquia, que permite os visitantes verem parte da cidade de Pomerode, vista de cima. Ela está crescendo e nossa expectativa é de que o trajeto também possa ser premiado e reconhecido nacional e internacionalmente”, comenta.

O vice-presidente, Paulo Sérgio Mendietta José, também falou sobre as potencialidades que a Rota Raízes Germânicas possui e que todos estão empenhados em fazer com que a região possa ser ainda mais vista e visitada pelos turistas.

“Nós enxergamos que a nossa Rota tem vários fatores que pontecializam a mesma. E todos que fazem parte, seja da organização, ou os associados, estão se empenhando a cada dia mais para transformar o nosso destino turístico seja também exemplo de turismo para outras regiões. O trabalho está começando, oficializamos a Rota neste ano e tenho certeza que, com o esforço de todos, podemos alcançar o reconhecimento fora de Pomerode!”, finaliza.

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas