Especiais

Após eclipse solar, “Cometa do Diabo” passará próximo da Terra e poderá ser visto no Brasil

Pela primeira vez em 71 anos, o cometa estará visível a olho nu

10 de abril de 2024

Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 08 de abril, o Eclipse Solar Total, que momentaneamente obscureceu o dia, despertou interesse e curiosidade sobre os próximos eventos astronômicos, especialmente entre os brasileiros. Um desses fenômenos é o “Cometa do Diabo”, que estará visível a olho nu nas próximas semanas, atingindo seu ápice em 21 de abril.

Pela primeira vez em 71 anos, o cometa conhecido oficialmente como 12p/Pons-Brooks estará visível a olho nu. Embora atualmente seja mais fácil observá-lo no Hemisfério Norte, à medida que se aproxima do Sol, sua visibilidade também aumenta no Hemisfério Sul.

No dia 21 de abril, o cometa atingirá seu periélio, o ponto mais próximo de sua órbita em relação à estrela. A partir desse momento, sua visibilidade aumentará significativamente no Hemisfério Sul. Atualmente, ele pode ser observado com o auxílio de pequenos telescópios. Para conseguir visualizá-lo, a dica é se posicionar em locais altos, longe de áreas urbanas e sem poluição luminosa.

Com um diâmetro de aproximadamente 29 quilômetros, o astro é três vezes maior que o Monte Everest e possui características que o fazem assemelhar-se a um “vulcão frio”. Ele ejetou gelo e gás, formando uma cauda em formato de chifres, o que lhe rendeu o apelido de “Cometa do Diabo”.

Em junho, a rocha espacial estará em sua maior proximidade da Terra, a uma distância de aproximadamente 232 milhões de quilômetros, o que possibilitará a observação do astro com a ajuda de binóculos.

O 12P/Pons-Brooks viaja em direção ao Sol devido à sua atração gravitacional, alcançando velocidades de até cerca de 160 mil km/h. Em meados de junho, quando estiver a uma distância de aproximadamente 232 milhões de quilômetros da Terra, o cometa se aproximará do nosso planeta. Após esse período, ele seguirá de volta ao sistema solar e não deverá retornar até o ano de 2095.

Para localizar o cometa no céu, você poderá baixar aplicativos gratuitos de observação de estrelas que estão disponíveis para Android e IOS, como é o caso do “Star Walk 2” ou “Sky Tonight”.

Notícias relacionadas