- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Pomerana ao vivo
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Sonda espacial mais distante da Terra manda sinal para a Nasa, após cinco meses de apagão
Lançada há 46 anos, a sonda está a uma distância de 24 bilhões de quilômetros
Foto: NASA/JPL-Caltech
Após cinco meses sem dar sinal, a sonda espacial Voyager 1, a mais distante da Terra, finalmente conseguiu enviar informações para a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos.
Lançada há 46 anos, a sonda está a uma distância de 24 bilhões de quilômetros do nosso planeta, conforme relatado pela agência. No entanto, desde novembro de 2023, não houve contato bem-sucedido com a sonda.
Durante esse período, os engenheiros trabalharam para resolver o problema de comunicação. Inicialmente, os controladores da missão acreditavam que a sonda estava recebendo os comandos, mas posteriormente descobriram que um dos três computadores de bordo apresentava falhas.
Esse computador é responsável por processar e compactar os dados científicos e de engenharia antes de enviá-los de volta para a Terra. Devido à falha, a sonda não conseguia transmitir as informações, embora continuasse a captá-las.
A causa do problema foi identificada como uma falha em um único chip no equipamento, o que comprometeu os códigos responsáveis pela tradução dos dados.
Uma nova solução foi implementada em 18 de abril, e na terça-feira (22), os cientistas finalmente receberam informações da Voyager pela primeira vez em cinco meses.
Tags: