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Um novo “aumigo” para ajudar no aprendizado

CEIM Damaris Frahm terá cãozinho para auxiliar no desenvolvimento cognitivo e na terapia de companhia com as crianças matriculadas na unidade de ensino

13 de agosto de 2022

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Um projeto repleto de fofura, que trará diversos benefícios para as crianças que fizerem parte dele. Estamos falando do Projeto Amigo Cão, desenvolvido no CEIM Damaris Frahm, de Testo Alto, que está realizando a introdução de um animal de estimação para as crianças do CEIM.

A ideia do Projeto foi sugerida pela auxiliar de educação infantil Laís Rodrigues Sabin, que pensou na iniciativa por volta do mês de abril. De acordo com Laís, um amigo que tem um canil abriu reservas para uma nova ninhada de filhotes da raça Golden Retriever e assim começou a movimentação para o desenvolvimento do Projeto.

“Entrei em contato com ele, com a intenção de comprar um dos filhotes, o qual eu traria semanalmente para o CEIM, para o convívio das crianças. Mas logo ele se interessou pelo Projeto e resolveu doar um cachorrinho para a causa”, explica Laís.

O amigo em questão é Miqueias Becker, que tem o Mein Schatz Canil, também localizado em Testo Alto. Foi ele quem doou o cãozinho que agora é parte do “quadro de funcionários” do CEIM, e que foi nomeado Bob Frahm.

“Esperamos uma nova ninhada para que pudéssemos observar qual filhote apresentaria o comportamento mais adequado as crianças, mesmo que essa raça já é conhecida como raça utilitária para cães guias. Selecionado o filhote, fizemos uma enquete entre os pais das crianças e elas para escolher o nome do nosso novo ‘cãoleguinha’ e o resultado foi que o nosso bebê recebeu o nome de Bob Frahm”, comenta a auxiliar de educação infantil.

O desenvolvimento do Bob e dos demais filhotes foi acompanhado pela equipe do CEIM por meio de fotos e vídeos. No dia 08 de agosto, ele completou 60 dias e pôde ser trazido à turma para conhecer as crianças e iniciar o Projeto, na prática.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

A iniciativa do Amigo Cão surgiu a partir do conceito da expressão em inglês “Pet Friendly”, que caracteriza locais em que animais são bem-vindos. No entanto, a expressão também se relaciona com uma série de questões envolvendo o universo pet e a educação, como responsabilidade social, abandono de animais, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivos dos estudantes com deficiências ou necessidades especiais, bullying, até o desenvolvimento do senso de responsabilidade, além da possibilidade de preparar as crianças emocional e socialmente.

De acordo com a apresentação do Projeto, essas e outras vantagens a presença de animais em escola e CEIM’s pode trazer. A Educação Mediada por Animais é um recurso pedagógico, no qual pais e professores analisam como o cão pode contribuir, por meio da terapia mediada, em aprendizagem e desenvolvimento cognitivo dos estudantes com deficiências ou necessidades educacionais especiais.

Também segundo a descrição do Projeto, a terapia assistida por animais é “um valioso instrumento para ajudar no tratamento de doenças e no suporte a pessoas acamadas e hospitalizadas, indivíduos com doenças psiquiátricas, idosos e crianças com necessidades específicas, incluindo aquelas com deficiências físicas ou intelectuais”.

A partir de agora, com a chegada de Bob, as turmas do CEIM Damaris Frahm, que incluem crianças de 0 a 6 anos, terão contato e aprenderão com a presença do cãozinho, que ficou sob a responsabilidade de Laís. À noite, ele vai para a casa com a auxiliar de educação infantil e retorna no dia seguinte para o CEIM.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

“A proposta é envolver o cão ao dia a dia das crianças no Ceim. Acredita-se que os animais de estimação estendem a vida e beneficiam os sujeitos no resgate do contato com a vida animal, remetendo ao doce sabor e prazer da vida, da lealdade, do amor, do instinto, do respeito e da felicidade. O efeito da convivência com o cão será sempre espontâneo e, em muitos casos, não é essencial que aconteça um trabalho específico: a simples proximidade com o animal possibilitará conforto, empatia e confiança”, enaltece a auxiliar de educação infantil.

A diretora do CEIM Damaris Frahm, Elizabete Gonçalves Lemos da Costa, destaca a inovação do Projeto e fala sobre as expectativas em torno dele.

“Pesquisando mais sobre o assunto, percebemos que não era algo novo, em hospitais já tem as visitas dos cães, existem projetos de terapia com animais. Eu acredito que no início as crianças irão reagir com mais animação, mas aos poucos o cãozinho vai trazer calma, tranquilidade, o prazer da vida, vão lembrar da casa, dos seus bichinhos de estimação e também vão aprender os cuidados que são necessários com o cachorrinho, alimentação, higiene, coisas que eles precisam aprender. Vai ser algo prazeroso e educativo”, destacou a diretora.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

Já o proprietário do Mein Schatz Canil, Miqueias Becker, enaltece as características positivas da raça e fala sobre a doação do filhote ao CEIM, para ajudar no desenvolvimento das crianças.

“O Golden Retriever é um cão utilizado para suporte emocional, já vem no DNA dele ser mais calmo, mais tranquilo e tem uma boa percepção das pessoas em volta dele, tentará sempre agradar quem estiver com ele. Como conhecemos bem a raça, quando a Laís comentou comigo sobre a ideia do Projeto, na hora me dispus a doar um, porque sabemos que faz bem tanto para as crianças, como para o cão, porque eles adoram os pequenos também”, comenta Becker.

Quem quiser acompanhar a rotina do cãozinho Bob, junto às crianças do CEIM Damaris Frahm, pode seguir o perfil no Instagram @bob.frahm.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

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