Casa & Construção

Sem medo de errar

O uso de cores escuras na pintura das paredes pode deixar muita gente receosa e com dúvidas na hora da escolha. Você pode sim, investir em uma pintura de impacto sem agredir ou escurecer o seu ambiente, usando algumas dicas. Escolha muito bem a cor antes de pintar, faça testes…

13 de agosto de 2021

O uso de cores escuras na pintura das paredes pode deixar muita gente receosa e com dúvidas na hora da escolha. Você pode sim, investir em uma pintura de impacto sem agredir ou escurecer o seu ambiente, usando algumas dicas. Escolha muito bem a cor antes de pintar, faça testes com quantas amostras forem necessárias. 

Você pode pintar com uma cor já presente na sua decoração, ou totalmente contrastante, o importante é trazer uma intenção visual ao espaço, ou seja, que as pessoas percebam que aquela cor foi pensada exclusivamente para este ambiente. Se surgirem dúvidas sobre qual cor escolher, aconselho a contratação de um profissional que entenda do assunto e possa te ajudar a escolher a melhor paleta e a melhor parede para pintar. 

O uso de uma parede normalmente já traz um efeito visual bastante interessante – em ambientes como corredores e hall de entrada – mas caso queira e o ambiente permita, é possível pintar todas elas (inclusive o teto!) trazendo uma sensação bem acolhedora e intimista. O uso de plantas, tecidos e espelhos pode ajudar a equilibrar visualmente o espaço, trazendo ainda mais aconchego e luminosidade, caso necessário. 

O segredo na hora da escolha da cor e o local da pintura, é analisar alguns itens do seu cômodo e a relação entre eles – iluminação natural e artificial, altura do ambiente e revestimentos existentes. Essa análise mais específica permite a escolha da cor ideal e quantidade de paredes a ser pintada. Não tenha medo de experimentar novos visuais, ouse e mãos à obra!

Por Cristina Fausel, arquiteta e designer de interiores

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas