Especiais

Um modo de vida mais saudável

Cultivo de frutas e verduras, de forma orgânica, é a rotina da família Pein

18 de outubro de 2020

Adotar um estilo de vida mais saudável tem sido uma opção na vida de muitas pessoas e a busca pela saúde começa, principalmente pela alimentação.

Foi pensando nisso que a família Pein criou, em sua propriedade um pomar e uma horta, cujas plantas são cultivadas de forma orgânica, ou seja, sem o uso de agrotóxicos. Toda a parte de adubação e controle e pragas é feita de forma natural.

O pomar foi idealizado pela família á cerca de três anos, onde antes a família possuía uma plantação. “Antigamente tínhamos plantação de milho e também a criação de cabras, até cerca de cinco anos atrás. Há três anos, decidimos investir no pomar, para consumo próprio, e para termos uma alimentação mais saudável”, comenta Gilmar Pein, proprietário do local.

 

As primeiras frutas cultivadas, que deram início ao pomar, foram anona, jabuticaba, ameixa amarela, laranja e tangerina. A família toda contribui no cuidado com o pomar e, hoje, já são mais de 80 variedades cultivadas da propriedade, com várias frutas, como laranja, tangerina, ameixa, graviola, anona, butia, morangos, além do cultivo de vegetais e plantas para chás, também.

“Ao longo dos anos fomos aperfeiçoando as técnicas de cultivo e poda, por meio da busca constante por conhecimento. A poda, por exemplo, deve ser feita para que a planta fique em formato de taça, porque possibilita que a planta pegue claridade no meio e ao redor. Já as pragas são controladas com o uso de calda bordalesa, feita à base de enxofre e cúmulos, também. A cada 30 dias, as plantas são pulverizadas por um dos meios e, algumas vezes utilizamos óleo de nim, mas tudo sempre natural”, enaltece Pein.

A adubação também é feita sem produtos químicos, à base do chorume feito na propriedade. A família Pein utiliza sobras da cozinha, esterco e cinzas para produzir o adubo. A compostagem é feita na propriedade, em tambores, e o esterco vem da criação aos fundos da propriedade.

“Também pesquisamos a melhor forma de fazer a adubação, para um melhor desenvolvimento das plantas. Um erro comum na etapa de adubação é colocar os restos da roçada na base da planta e nós corrigimos isso. O adubo deve ser colocado em um ponto que fica em linha reta com a copa, pois é ali que a raiz se alimenta” destaca.

Por fim, a família ressalta os benefícios que a alimentação com produtos orgânicos, produzidos em casa, desta forma mais natural, traz para a saúde de todos.
“É um hobby e uma necessidade, pois gera uma grande economia e temos consciência do que estamos consumindo. Consumir alimentos orgânicos contribui muito para a saúde, tanto que não lembramos quando foi a última vez que alguém da família ficou doente. Também aproveitamos as folhas de algumas árvores para fazer chás, que todos gostam. É um modo de vida mais natural, aproveitando bem o espaço que temos, sem contar que o sabor das frutas fica mais intenso. Sentimos a diferença diretamente na saúde”, finaliza Pein.

 

Notícias relacionadas