Especiais

Exemplos de longevidade dentro de uma empresa

Funcionários da NETZSCH do Brasil falam sobre os mais de 20 anos de atuação na multinacional localizada em Pomerode

1 de maio de 2022

Marlene trabalha no setor de compras da NETZSCH do Brasil há 35 anos. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)

Trabalhar e ser feliz com a profissão. É assim que podemos definir as carreiras de Marlene Mueller Uecker e Valdir Voigtlander, funcionários da NETZSCH do Brasil, há 35 e 22 anos, respectivamente.

Marlene atua no setor de compras da empresa e está nesta área desde quando iniciou sua jornada de trabalho, na NETZSCH. Ela conta que, quando jovem, conversava muito com os amigos sobre o sonho de poder atuar na empresa pomerodense, por ser uma das maiores da região. Em uma oportunidade, Marlene enviou seu currículo e aguardou a resposta ansiosamente.

“Tive informações sobre a empresa através do meu irmão, que trabalhava na NETZSCH, naquela época. Então, depois de enviar o currículo, me chamaram para uma entrevista de emprego e dias depois, felizmente fui contratada. E, estamos aí até hoje”, conta.

A funcionária fala sobre as mudanças que a empresa e os setores tiveram, nestes 35 anos de NETZSCH do Brasil.

“A gente recorda, lá no começo, em 1987, a parte de informática era praticamente zero. Lembro da época do Telefax, por exemplo. É muito legal ver esse crescimento, pois a empresa acompanhou toda essa evolução tecnológica. Claro que também presenciei crises, por conta da crise mundial. Foi a única vez que lembro que realmente foi um pouco tenso, mas foi rápido e passou. Tenho muitas lembranças boas e vejo que a NETZSCH cresce, inova a cada dia mais”, comenta.

Marlene aproveita para deixar um conselho aos jovens que estão iniciando no mercado de trabalho e fala sobre qual é o segredo da longevidade.

“Você jamais pode ficar parado, só pensando no teu trabalho. Você tem que crescer junto, como a empresa cresce, com uma visão ampla de tudo, sempre buscando o seu melhor e se aperfeiçoando. São fatores essenciais para uma boa rotina de trabalho e também para o futuro”, ressalta.

Já Valdir Voigtlander está na empresa desde o ano 2000 e completa 22 anos de NETZSCH do Brasil, em 2022. Desde quando entrou, atua no setor de produção, mais especificamente, com os elastômeros.

Valdir Voigtlander está na empresa desde 2000. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)

 

Antes de iniciar a sua jornada na empresa, trabalhou por alguns anos na Karsten, porém, resolveu enviar um currículo para trabalhar em Pomerode, para ficar mais perto de casa. Desde então, Voigtlander acompanhou a evolução dos métodos de produção, matérias primas e produtos.

“Foram muitas mudanças. Hoje em dia, fazemos praticamente tudo com o uso de computador. Antigamente, era tudo manuscrito. Aprendemos a usar esse tipo de tecnologia e no começo era um pouco desafiador, pois era algo muito diferente do que estávamos acostumados. E é muito gratificante poder aprender e lidar com as novas tecnologias e evoluir junto com ela”, relata.

O funcionário também aproveitou o espaço para falar aos jovens que estão iniciando no mercado de trabalho.
“O que eu falo para o jovem é se preparar para o futuro. Iniciar um estágio e aproveitar oportunidades de ‘menor aprendiz’, fazer cursos técnicos, se houver a possibilidade. E, sempre acreditar na possibilidade de um emprego bom, mandar currículos e correr atrás, que o resultado vem”, finaliza.

Notícias relacionadas