Casa & Construção

Eficiente, lindo e prático

Para quem é adepto de novidades, ou simplesmente gosta de detalhes bem acabados e bonitos, os ralos lineares e ocultos são uma escolha esperta.

29 de janeiro de 2018

Feitos para dar mais elegância e escapar dos tradicionais ralos comuns, eles cumprem sua função de fato, e ainda deixam o seu box do banheiro mais bonito.

Os ralos lineares possuem aplicações variadas, ou seja, podem ser usados em calçadas, rampas, piscinas e em banheiros. Os ralos ocultos já são mais comumente usados dentro dos banheiros, na área do box. Falaremos, hoje, sobre as duas opções.

Ralos lineares

Possuem diversas marcas e modelos no mercado, podendo ser metálicos ou de materiais plásticos. Os plásticos podem ser usados em áreas externas devido a sua durabilidade e preço, e os metálicos podem também ser usados em áreas internas mais visíveis, como garagens e banheiros. Além de ser esteticamente mais bonito em comparação com o comum, o ralo linear possui um escoamento mais efetivo, devido a sua área de recolhimento ser maior, por isso também são bastante usados em empresas que necessitam de pisos laváveis, como farmacêuticas ou alimentícias. O assentamento da calha de coleta é feito facilmente como se fosse um ralo comum, e sua limpeza pode ser feita com a remoção da grelha superior. As opções de desenho das grelhas superiores variam de acordo com as marcas e materiais, havendo, inclusive, versões com caráter decorativo.

Ralos ocultos

Os ralos ocultos são instalados da mesma forma que os ralos lineares, pois possuem uma tampa e uma calha de recolhimento embutida também. A diferença entre eles é que os modelos ocultos não possuem grelha superior para recolhimento, ou seja, eles recebem o assentamento em sua tampa superior do mesmo revestimento do piso, ficando assim, completamente “camuflados” no chão. O escoamento da água é feito pelo espaçamento existente entre o piso e o ralo, e seus modelos podem ser quadrados ou lineares, que acabam garantindo uma melhor drenagem do fluxo de água.

Independente do modelo escolhido, os ralos lineares são mais bonitos e também mais eficientes que os ralos comuns, em virtude da sua área de recolhimento da água ser superior. Além disso, o assentamento do revestimento na área onde será colocado o ralo se torna mais prático, já que é necessário apenas um sentido de queda no piso para seu funcionamento correto, evitando, assim, áreas de água empoçada tão comuns. Ao pensar em usar o ralo linear ou oculto é muito importante ter isso conversado, tanto com o arquiteto, quanto com o encanador, pois eles planejarão e executarão os detalhes para que seu ralo seja instalado corretamente e funcione direito! Escolha seu modelo e mãos à obra!

Notícias relacionadas