Casa & Construção

Detalhe despojado

E se eu te disser que podemos fazer uma galeria sem furar paredes, podendo mudar a posição dos quadros a qualquer momento? Com a colocação dos quadros apoiados ao invés de pendurados, você pode criar um ambiente bem despojado, bonito e super flexível

4 de junho de 2019

Ao criarmos uma galeria em casa, a colocação ou agrupamento dos quadros nas paredes pode virar um dilema na vida de muitas pessoas. Realmente não é uma tarefa fácil – é preciso bom gosto para reunir as peças ideais, muita dedicação e tempo para montar as alternativas de disposição, e cuidado ao pendurá-los e alinhá-los corretamente.

E se eu te disser que podemos fazer uma galeria sem furar paredes, podendo mudar a posição dos quadros a qualquer momento? Com a colocação dos quadros apoiados ao invés de pendurados, você pode criar um ambiente bem despojado, bonito e super flexível.

Os quadros podem ser apoiados diretamente no chão, sobre móveis – aparadores, bancadas, cômodas, balcões – ou em prateleiras. Quadros ou espelhos emoldurados, grandes, ficam bem interessantes apoiados no chão, enquanto peças médias ou menores podem ser colocadas sobre os móveis ou prateleiras. 

A combinação entre as peças deve ser feita da mesma forma que você faria nas paredes – analisando tamanho e separando as peças por tema ou cores. Se as peças não forem retratos ou fotografias, é possível, também, colocar os quadros sobrepostos, porém, sempre cuidando para que a peça no fundo tenha uma boa visibilidade. 

Pôsteres, gravuras, frases e telas podem, sim, ser misturados numa mesma galeria, apenas cuide para que haja uma sintonia visual entre os quadros. 

Mesclar os quadros apoiados com outros itens de decoração, tais como livros, plantas e objetos é sempre interessante, para que fique claro o intuito das peças como elemento decorativo, senão, você corre o risco de deixar seu ambiente com aquele aspecto de “acabei de me mudar”. Veja alguns exemplos, use a criatividade mãos à obra!

Por Cristina Fausel, Arquiteta e Designer de Interiores

 

Notícias relacionadas