Casa & Construção

Planejando para otimizar

Você sabia que o seu rendimento profissional está altamente ligado com sua qualidade de vida no trabalho?

6 de junho de 2021

Quando você olha para o seu local de trabalho hoje, o que você vê? Como você se sente nele? Você sabia que o seu rendimento profissional está altamente ligado com sua qualidade de vida no trabalho? Por isso, é muito importante ter um espaço bem planejado, bonito e ergonômico. Antes de mais nada é preciso analisar o layout do escritório – baseado é claro, no tipo serviço e atendimento necessário, fluxograma e salubridade dos ambientes. Esse layout permitirá que você possa separar os setores dentro do seu ambiente de trabalho, criar ambientes coletivos e melhorar a integração entre os colaboradores.

O uso de divisórias dentro do espaço de trabalho pode ser necessário em alguns locais, porém, isso não significa que seja preciso se isolar dentro de um cubículo sem janelas. Hoje em dia existem opções de divisórias menos agressivas e mais inclusivas, tais como vidros, metal e utilizando plantas, por exemplo.

A escolha dos móveis é para mim um dos pontos mais importantes nesse planejamento, cuidando sempre para escolher peças práticas e multifuncionais. Você pode determinar para cada tipo de colaborador ou setor da sua empresa, móveis que sejam adequados exclusivamente para eles – tenham mais ou menos gavetas, mesas maiores ou menores, pranchetas, mesas redondas ou retas, estantes abertas ou fechadas, mesa em L, lado a lado, em fila ou em estações de trabalho, etc.

O estilo desse mobiliário também deve levar em conta a maneira como a empresa quer ser vista e qual o impacto visual que você deseja causar ao seu cliente – optando desde móveis com um apelo mais clássico, até os modernos em estilo industrial. Para cada layout e cada uso, a escolha das peças deve ser minuciosa. As cadeiras têm um papel super importante no dia-a-dia de quem trabalha em escritório, portanto, escolher um modelo ergonômico e que seja adequado para desempenhar a sua função é imprescindível. E junto com uma cadeira ergonômica é preciso verificar a questão da altura das mesas, posicionamento da tela de computador ou notebook e posicionamento dos pés e pernas!

O profissional que poderá te ajudar em todas essas questões é o arquiteto. Ele irá planejar inicialmente um layout que aproveite o máximo do seu espaço e que seja ao mesmo tempo bem estruturado em termos de funcionalidade. As questões de iluminação e ventilação também serão sua prioridade, criando ambientes aconchegantes e saudáveis. A ajuda na escolha dos móveis é essencial também, e a companhia do arquiteto na hora da escolha deles, te dará certeza de medidas, estilo de mobiliário, acerto das cores e ainda te ajudará com a decoração complementar do seu escritório, trazendo vida e beleza. Mãos à obra!

Por Cristina Fausel, arquiteta e designer de interiores

Notícias relacionadas