Casa & Construção

Fachadas em pedra

Devido à grande variedade de padronagens, cores e tipologia de aplicação, as pedras se adaptam bem a diversos tipos de projetos

19 de junho de 2021

Para quem busca dar um diferencial ou repaginar a fachada da sua casa ou comércio, a pedra natural pode ser uma alternativa bem versátil. Devido à grande variedade de padronagens, cores e tipologia de aplicação, as pedras se adaptam bem a diversos tipos de projetos, desde clássicos a supermodernos.

Por se tratarem de peças extraídas da natureza, as características de absorção e durabilidade das pedras naturais permitem que elas sejam utilizadas para revestimentos de fachada, pois conseguem manter suas propriedades e qualidades mesmo expostas ao tempo. Obviamente, nem todos os tipos de pedras naturais podem ser utilizados para fachadas, optando sempre por modelos com menos porosidade e mais resistência.

Algumas das pedras mais utilizadas são: Miracema, Ardósia, pedra Madeira, São Tomé, pedra Ferro, Portuguesa.  A aplicação das pedras pode ser feita em diversos formatos, variando de acordo com o modelo escolhido – filetado ou canjiquinha, mosaico, irregular, almofadada ou em placas quadradas ou retangulares.

A contratação de um arquiteto para o planejamento da fachada te ajudará a especificar o tipo de pedra escolhida, a modulação das peças e também os locais onde serão aplicadas para valorizar a sua parede ou muro. Uma das vantagens do uso das pedras como revestimento vem justamente em função da possibilidade de personalização da sua fachada, podendo criar volumes e desenhos exclusivos para o seu projeto com a ajuda do profissional. Além disso, a durabilidade do material e a facilidade de manutenção garantem sua obra bonita, protegida e muito atual. Mãos à obra!

Por Cristina Fausel, arquiteta e designer de interiores

Notícias relacionadas