Casa & Construção

Decorando com ferro

Os móveis com ferro torneados possuem um design sofisticado, e podem incorporar a decoração de forma mais clássica ou vintage

18 de dezembro de 2020

Alguns materiais são atemporais, ou seja, podem ser usados durante muitos anos sem cair no esquecimento ou modismos – é o caso dos móveis em ferro. Desde as linhas mais tradicionais com o ferro torneado, passando pelos móveis com ferros tubulares e chegando aos mais modernos com caráter industrial, esse material se adapta devido a sua versatilidade.

Os móveis com ferro torneados possuem um design sofisticado, e podem incorporar a decoração de forma mais clássica ou vintage, dependendo da decoração do seu espaço. Esse mobiliário geralmente é usado também para decoração de jardins ou espaços ao ar livre. Os móveis tubulares podem ser usados em uma decoração mais minimalista ou moderna e geralmente são usados como estrutura de camas, estofados ou estantes. E os tão famosos móveis com estilo industrial utilizam o ferro como base de banquetas e mesas, estruturas de estantes, cadeiras e até mesmo divisórias ou corrimãos.

Esses móveis podem ser usados em qualquer cômodo da casa, porém para ambientes onde exista umidade é necessário aplicar um tratamento adequado para evitar a oxidação. Misturar o ferro com outros materiais mais quentes – seja na decoração ou no próprio móvel – tais como madeira ou tecido, ajuda a equilibrar o visual das peças ou ambiente.

A opção de adquirir estes móveis de ferro prontos, é bastante ampla – desde peças maiores até pequenas mesas laterais. Já para móveis mais exclusivos – como estantes suspensas, mesas de jantar, bancada de estudos, divisórias ou corrimãos, a ajuda de um profissional para a realização de um projeto de detalhamento é essencial. Tudo isso porque as dimensões, escolha do tipo de material, pintura e outros detalhes devem estar bem especificados para o fornecedor do serviço de execução. Mãos à obra!

Por Cristina Fausel, arquiteta e designer de interiores

Notícias relacionadas