Casa & Construção

De cara nova

Hoje falaremos sobre revestimentos de churrasqueiras

18 de julho de 2020

Nessa época de reclusão que estamos vivendo, muitas vezes bate aquela saudade de receber os amigos ou a família para aquele churrasco ou happy hour, não é? Que tal então preparar sua área de festas para quando pudermos novamente estar juntos? Hoje falaremos sobre revestimentos de churrasqueiras, portanto, aproveite as dicas para dar aquela repaginada na sua área de lazer. As churrasqueiras mais antigas e tradicionais geralmente são feitas em tijolo maciço, porém, nada impede que você reboque, aplique outro revestimento ou ainda repinte, portanto todas as dicas valem para esse tipo de churrasqueira também. 

Para as churrasqueiras de alvenaria comum rebocadas, a gama de revestimentos que podem ser aplicados é bastante ampla – pastilhas, tijolos de revestimento, granitos, pedras naturais, porcelanatos ou mesmo uma pintura ou textura. Os revestimentos como porcelanatos ou pastilhas são muito interessantes em virtude da sua resistência térmica e às intempéries, não mancham facilmente, são duráveis e fáceis de limpar. As pedras naturais necessitam um pouco mais de cuidado, pois dependendo da sua textura ou porosidade podem acabar manchando através da absorção de gorduras ou líquidos. 

Alguns tipos de granitos já possuem mais resistência a absorção e podem ser usados tranquilamente para revestimento das paredes externas da churrasqueira. As aberturas das churrasqueiras geralmente são feitas neste material em função da limpeza e resistência, além de que podem ser recortado de acordo com o desejo do cliente para os apoios de grelhas ou espetos. Portanto, a combinação entre esse material da “boca” e o restante do revestimento da churrasqueira é imprescindível para ter uma estética bacana, peça ajuda profissional antes de decidir. Para qualquer tipo de revestimento que será aplicado na churrasqueira, é necessário usar argamassa apropriada, em função do calor que as paredes proporcionam. 

 

O uso de pintura – seja sobre reboco ou textura – é uma alternativa rápida, que dá menos sujeira e ainda pode ser trocada facilmente toda vez que você enjoar da cor. Para quem quer aquela mudança rápida ou ainda está em dúvida se faz uma reforma ou não, esse é um excelente meio para testar antes. Contrate um profissional, siga as dicas e… Mãos à obra!

Por Cristina Fausel, arquiteta e designer de interiores

 

Notícias relacionadas