Especiais

A caça aos ovos, passada de geração em geração

Família pomerodense preserva tradição da montagem da Osterbaum e da caça aos ovos

17 de abril de 2022

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

A Páscoa na família Goede é sempre especial. A preparação para a data comemorativa inicia algumas semanas antes, quando os pais, Fabiana e Daniel Goede, já montam os ninhos pelo terreno. De acordo com a tradição da caça aos ovos de Páscoa, o coelho sempre deixa os presentes nestes ninhos, então os filhos, Eloah Goede, de três anos e cinco meses, e Benício Goede, de um ano e sete meses, já começam a “treinar” a busca pelos ovos desde cedo.

Normalmente, segundo Fabiana, os são colocados cerca de três ninhos no jardim da casa, em diferentes locais, e os irmãos devem procurar os ninhos, onde estarão os chocolates, na manhã de Páscoa. Para acostumá-los a buscar pelos ninhos, alguns dias antes, os pais deixam casquinhas de ovos nestes ninhos, já “treinando” a caçada.

Na manhã de Páscoa, de acordo com Fabiana, os dois pegam as suas cestinhas e saem, animados, em busca dos ovos de chocolate. “É muito bonito de se ver o quanto eles ficam animados em buscar os ovos de chocolate. Esta é uma tradição que eu fazia quando ainda era criança e passei a brincar de caçar os ovos com eles também”, afirma.

Há, ainda, um ninho especial, colocado no quarto dos irmãos, com patinhas de coelho, que é o primeiro ponto da caça aos ovos, na manhã de Páscoa. Depois, os irmãos sempre seguem para o jardim, para buscar os demais ninhos, onde estarão os ovos de chocolate.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

Outra tradição comum na família, relacionada à Páscoa, é a pintura de casquinhas. Fabiana conta que sua mãe reúne e prepara as casquinhas de ovos naturais, e os irmãos ficam responsáveis por pintar todas as casquinhas. “Depois de pintadas, ficamos esperando que o coelho da Páscoa as encha de amendoim”, brinca a mãe, arrancando os sorrisos das duas crianças, já animadas pela chegada da Páscoa.

Este também foi um costume trazido da infância de Fabiana, já que boa parte de suas lembranças relacionadas à Páscoa tem a ver com a pintura de casquinhas de ovos naturais, com o que tivesse disponível para pintar, como papel crepom, por exemplo, aguardando que o coelho da Páscoa as enchesse de amendoim.

E, como não poderia faltar, a família também prepara a Osterbaum. A montagem da árvore de Páscoa também é uma atividade feita em família, como preparação para a chegada da Páscoa. Juntos, pais e filhos decoram a árvore de galhos secos, com casquinhas coloridas, deixando ainda mais a casa em clima de Páscoa.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

Para a mãe, é uma alegria que os dois filhos possam viver a alegria da Páscoa, da mesma forma que ela viveu, anos atrás, ainda na infância, pois a data sempre trouxe felicidade.

“Eu fico muito feliz em conseguir passar essa tradição que a gente mantinha na infância, da pintura de casquinhas e da caça aos ovos, pois sempre fazíamos isso na Páscoa, quando eu era criança. Hoje em dia, consigo fazer a mesma tradição com meus filhos e fico emocionada, pois era algo que sempre gostei muito. Quando chega o dia especial, o domingo de Páscoa, eles já estão treinados, preparados, e quando eu vejo a alegria deles, o sorriso deles ao caçarem os ovos, me sinto realizada”, finaliza.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Notícias relacionadas