Especiais

Uma aposta no sonho, por conta própria

Moradora de Pomerode publica livro de forma independente e fala sobre a paixão pela escrita

23 de outubro de 2022

Amanda, com apenas 20 anos, já publicou sete obras. (Foto: Arquivo pessoal)

O talento para transformar as palavras em uma experiência mágica. A moradora de Pomerode, Amanda Kviatkovski, de 20 anos, começou a descobrir este talento ainda na infância, quando escrevia peças de teatro para atuar com os primos.

Por volta dos 13 anos, Amanda começou a criar pequenas histórias para uma plataforma de leitura online, o Wattpad e, aos 15, começou a escrever poesias e poemas sobre sentimentos e situações do dia a dia.

“Eu mostrava alguns para os meus amigos e todos diziam que eu deveria fazer um livro, mas nunca dei atenção a esta ideia. No final de 2019, me mudei para Pomerode. Como eu ainda não conhecia ninguém e não tinha amigos, comecei a escrever muito, e aí que me dei conta: quero publicar essas coisas! Comecei a trabalhar pesado, pesquisar boas maneiras de publicar, como editar o livro e todos os detalhes. Fiz tudo de forma independente, ou seja, sem auxílio de uma editora. No começo de 2021, então, publiquei ‘Poesias e xícaras de café’, e não parei mais desde então”, relata Amanda.

“Poesias e xícaras de café (às vezes chá)” foi o primeiro livro escrito por Amanda, que em um primeiro momento se chamou “Um livro um tanto quanto bipolar”. Na época, a jovem ainda não fazia ideia de que gostaria de ser escritora. Mas, com a experiência, a paixão pela escrita floresceu e Amanda se entregou a este talento.

Atualmente, a escritora tem sete livros lançados e está fazendo a tradução de um deles para o inglês (Poesias e xícaras de café). Ainda, Amanda tem outro livro, que deve ser publicado em breve: “O lago em que os poetas morrem”.

Os livros escritos por Amanda abordam diferentes temas, sendo:

1- Poesias e xícaras de café (às vezes chá) – poesia: relaciona o café com poesias sobre sentimentos e momentos. É um livro que fala sobre um término doloroso de relacionamento e de outras questões importantes da vida.

2- Forte como uma árvore, frágil como um galho seco – poesia: livro dividido em três partes, momentos de fragilidade, crescimento e amadurecimento, o tronco dá brotos. Essas partes são uma analogia com o processo de (re)crescimento de uma árvore quando ela é machucada ou cortada, assim como os seres humanos. Cada parte reflete sobre como é se sentir vulnerável, como passar por esses momentos, e como florescer, em seguida, grandiosamente e mais forte.

3- Felicidade não é algo que se possa criar – conto: livro repleto de contos, o conto principal que intitula o livro fala sobre uma espécie de alienígenas que estavam se sentindo tão tristes que resolveram criar a felicidade.

4- Detox digital: a maneira mais eficaz de se reconectar com os outros e você mesmo – autoajuda: um pequeno livro de auto-ajuda para ajudar a fazer um detox digital das redes sociais e dos aparelhos eletrônicos. O livro contém reflexões e lições práticas fáceis de serem colocadas em prática.

5- Raio de sol digno de ser amado – romance: Esse livro conta a história da Eleanor Amanda, uma jovem que perdeu seus pais muito jovens, mora sozinha no bosque de seu avô. Ela se frustra tentando entender por que a sociedade se tornou de tal maneira, por que o amor é algo tão complicado, sendo que ele deveria ser simples e leve? A história é narrada pelo vento.

6- Não corte minhas asas – poesia: Esse livro é um tanto quanto profundo, e cruel. São poesias sobre a parte ruim de se viver, contadas de uma maneira intensa e profunda.

7- O fruto nunca cai longe do pé – poesia: Ele é sobre a vulnerabilidade, os medos, os traumas, as inseguranças, coisas que nunca ficam longe do ser, da mente. O fruto nunca cai longe do pé, todos os fantasmas sempre estão do nosso ladinho.

Os livros podem ser encontrados na Amazon, em formato digital e também na loja UICLAP no formato físico. Amanda destaca a felicidade em realizar um sonho, de forma independente.

“Na Amazon, alcancei a marca de mais de 400 mil páginas lidas. E mais de 4 mil pedidos de e-books. Além do Brasil, tenho leitores em mais 9 países, como Itália, Estados Unidos, México, França”, enaltece Amanda.

Notícias relacionadas