Especiais

Uma ação que estimulou uma corrente do bem, em Pomerode

Escritora pomerodense recolhe lixo durante caminhadas e serve de exemplo para organização de mutirão com o mesmo objetivo

19 de maio de 2023

Foto: Arquivo pessoal

Um hábito, que se tornou uma corrente do bem, em prol do meio ambiente. Durante suas caminhadas diárias, a escritora pomerodense Andréa Gustmann decidiu colaborar com o meio ambiente, recolhendo o lixo que encontrasse à beira da rua, descartado de forma incorreta, no chão. E, a partir desta ação, mais pessoas gostaram da ideia e decidiram organizar um mutirão para retirada de lixo.

Tudo começou quando Andréa tomou a decisão de adotar um estilo de vida mais saudável, com as caminhadas e, para ter, ainda, um exercício a mais com as pernas, decidiu aproveitar o momento e recolher o lixo que encontrasse no chão. No entanto, o que encontrou a fez parar e refletir, pois foi pior do que imaginava.

“Me assustei ao perceber que são necessárias quatro sacolas, diariamente, para cumprir um trajeto de aproximadamente quatro quilômetros. Eu poderia dizer que retiro uma sacola por quilometro, mas infelizmente é muito mais que isso, pois vou esvaziando as sacolas nas lixeiras de pontos de ônibus. Faço isso diariamente há duas semanas e fiquei assustada com a situação: sacolas de supermercado abarrotadas de lixo, muito papel de bala, latas, garrafas plásticas, pedaços de plástico, objetos quebrados, bitucas de cigarro, maços de cigarro, fios, etc. Com isso tudo quero dizer que não me acostumo com as paisagens impostas pelos outros. O lixo depositado nas vias públicas é um absurdo por si só, no entanto a gente se acostuma com aquilo que vê todos os dias e eu não quero me acostumar com o ruim. Por isso, também foi muito bom saber da ação organizada para o recolhimento do lixo”, disse.

A ação coletiva será neste sábado, no Ribeirão Souto, a partir das 8h. A concentração ficou combinada para a frente do posto de gasolina, na entrada da Rua.

A escritora comenta sobre o orgulho em poder ajudar a criar uma sociedade mais consciente, por meio do exemplo.

“Tenho feito caminhadas diárias e aproveitando o momento para recolher o lixo. Todos os dias retiro sacolas de lixo da beira da estrada. Há duas semanas venho recolhendo diariamente sacolas de lixo durante minha caminhada. Vejo que precisamos conscientizar as pessoas para que não joguem seus lixos na rua”, afirmou.

Esta será a segunda vez em que os moradores da região do Ribeirão Souto realizam um mutirão de limpeza. Ainda, a Prefeitura de Pomerode doou mudas, que serão distribuídas aos participantes, junto a uma conversa sobre conscientização. Andréa enalteceu a satisfação com o surgimento da iniciativa do mutirão e incentivou mais pessoas a se engajarem, com ações práticas.

“É muito triste perceber que o lixo não incomoda mais as pessoas e que estão já se acostumando a essa paisagem. Boas ações ganham força quando são acolhidas por mais pessoas. A paisagem é minha, mas pode ser a sua também. Escolham o que vocês querem ver nos seus caminhos e não aceitem menos que isso”, destaca.

Notícias relacionadas