Casa & Construção

Tendências 2022

Confira os principais destaques da Exporevestir

26 de março de 2022

Foto: Arquivo pessoal

No início de Março, visitei a Exporevestir – maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina – para ver as novidades lançadas pelas grandes marcas e aproveito para relatar o que vi e quais serão as tendências no setor. O que mais chamou a atenção, podendo-se ver em diversos estandes de diversas marcas e produtos, é o desejo de novos ares, mudanças e alegria.

Pude ver muitos revestimentos e acabamentos decorados com estampas coloridas e diversas – alguns com padronagens mais orgânicas, inspiradas em tecidos, outros vintages e geométricos, remetendo ao art déco – com muita cor e podendo ser paginado em móveis, paredes ou pisos de diversas formas diferentes. Busca-se assim trazer a personalidade e afetividade dentro dos ambientes, que os profissionais e clientes tanto desejam.

Para quem gosta de ambientes mais básicos e padronagens leves, as pedras (marmorizados) continuam em alta e evoluindo tanto em tamanho das peças – lastras que permitem inclusive fazer bancadas e móveis sem emendas – assim como nas padronagens – agora com mais opções coloridas e um crescimento em tons neutros diferenciados como cinza ou marrom.

A padronagem de pedra se estende para outros acabamentos também, sendo reproduzida em louças, pisos laminados, painéis de MDF, aplicados em metais para cozinha e banheiro, puxadores e em vidros decorativos. Os tons terrosos e com acabamentos naturais e matte também apareceram bastante entre os revestimentos, com padrões de concreto mais naturais e leves, pedras do tipo terrazzo e cores sólidas neutras.

Na categoria metais e louças, as grandes marcas continuam evoluindo no quesito tecnologia e sustentabilidade. Pude ver a novidade das cubas de banheiro em inox – que podem ser recicladas – peças com comando de voz e sensor, válvulas de escoamento com sifão nano (não aparecem abaixo da cuba),controle de vazão da água, sanitização com ozônio, purificação e aeração do fluxo de água e sistemas de acionamento de torneira cada vez mais diferenciados e ousados.

O minimalismo está em alta na área de louças, com acabamentos de borda fina e desenho limpo e também nos metais, com linhas simplistas, básicas e slim. Assim como nós desejamos ter personalidade em nossos ambientes e na nossa casa, as grandes marcas de revestimento e acabamentos parecem ter esse mesmo intuito.

Pode-se ver no decorrer dos anos um aumento no número de marcas que buscam por profissionais – arquitetos e designers – que assinam coleções e peças exclusivas buscando agregar valor estético e design aos produtos, mas também se conectar com esse desejo cada vez maior do consumidor de demonstrar sua personalidade na decoração dos espaços. Fique de olho nas tendências, e… mãos à obra!

 

Fotos: Cristina Fausel

Notícias relacionadas