Segurança

Sábado termina com quatro prisões

Três delas por embriaguez ao volante e uma por desacato

6 de março de 2015

Sábado foi dia de Stammtisch. Dia de rever os amigos, aproveitar o dia e curtir. No entanto, evento festivo também é sinônimo de conscientização.

Após o encontro entre amigos, a Polícia Militar realizou a Operação Stammtisch, que se dividiu em três vertentes. A primeira com policiais no evento, a segunda com rondas na região e a terceira com as barreiras.

Nesta última, as equipes se concentraram em barreiras policiais, quando o foco foi a busca por veículos eventualmente furtados/roubados, pessoas foragidas e, principalmente, a fiscalização pertinente à embriaguez ao volante. 

Realizaram-se três prisões por embriaguez (uma delas somada a desacato e ameaça), bem como uma prisão por desacato e resistência. 

A primeira ocorrência foi registrada na rua Curt Hering, pouco depois das 18h, onde o condutor recusou-se a efetuar o teste do bafômetro, mas apresentava visíveis sinais de embriaguez. Na sequência, por volta das 19h30min, outra embriaguez foi constatada na Avenida 21 de Janeiro, onde o condutor realizou o teste do bafômetro que acusou 0,84mg/L na prova e 0,78mg/L na contraprova. A outra ocorrência de embriaguez ocorreu por volta das 18h38min, quando o condutor embriagado recusou-se a efetuar o teste de alcoolemia, mas apresentava visíveis sinais de embriaguez. E, enquanto aguardava para ser encaminhado à Delegacia emitiu falsos pareceres ao policial que o autuava.

Outra ocorrência registrada envolveu um jovem, que foi preso na Rua XV de Novembro, após desacatar a Polícia Militar. O jovem criticou o trabalho da polícia dizendo ser irrelevante, desnecessário e que a polícia não deveria existir. O rapaz foi convidado a ir embora do local, mas não o fez e após diversos dizeres ofensivos contra a instituição e policiais foi-lhe dada voz de prisão.

Segundo a PM, a rigidez na fiscalização se deve ao objetivo de preservação de vidas e de famílias. O evento foi um sucesso e a conscientização dos frequentadores aumentou de anos passados para este ano. Percebeu-se inúmeros frequentadores voltando para seu lares de carona, de taxi e até de vans fretadas. 

Infelizmente, mesmo que poucos, mas houve ainda alguns que foram “conscientizados” pela Lei n° 9.503/97. Convém destacar que não houve nenhum furto ou arrombamento, bem como nenhuma ocorrência de vulto.

A operação contou com o apoio do Canil, do Pelotão de Patrulhamento Tático e da ROCAM – todos do 10° BPM -, bem como da Polícia Civil e do GETRAN. Polícia Militar; Segurança: por pessoas do bem, para o bem das pessoas.

Notícias relacionadas