Segurança

Rede Comércio Seguro é implantada em Pomerode

Em encontro realizado na Associação Empresarial de Pomerode (Acip), no dia 18 de abril, foram entregues as placas da nova rede de segurança de Pomerode, a Rede Comércio Seguro. A iniciativa segue os moldes da Rede de Vizinhos, mas com peculiaridades voltadas ao Comércio

28 de abril de 2019

Em encontro realizado na Associação Empresarial de Pomerode (Acip), no dia 18 de abril, foram entregues as placas da nova rede de segurança de Pomerode, a Rede Comércio Seguro. A iniciativa segue os moldes da Rede de Vizinhos, mas com peculiaridades voltadas ao Comércio, além de buscar a interação entre comerciantes e Polícia Militar, a fim de manter a cidade cada vez mais segura.

A finalidade deste projeto é prevenir que o crime ocorra, bem como, facilitar a identificação de suspeitos que possam estar circulando pelo município, uma forma rápida e eficiente de troca de informações, que auxiliará a Polícia Militar nas abordagens. O projeto havia sido discutido, anteriormente com empresários da CDL, comerciantes, advogados e Polícia Militar, que debateram o assunto com mais profundidade.

Inspirado no projeto Rede de Vizinhos da PM, que promove a integração da comunidade em prol da segurança pública municipal, o Comércio Seguro pretende seguir essa mesma linha, contando com a participação de comerciantes e empresários pomerodenses. A ideia é que seja criado um grupo no WhatsApp, com a participação da PM, e, neste, informações ligadas à segurança sejam compartilhadas. 

Para ter acesso ao grupo no aplicativo de mensagens, será necessário um cadastro, com informações básicas sobre a pessoa que deseja participar, a fim de conhecer os participantes, para que não haja desencontros de informações e mantenham-se alinhados os propósitos da iniciativa. Além disso, o grupo contará com membros da Polícia Militar de Pomerode, fazendo com que a mesma tenha um controle dos acontecimentos e se informe, com mais facilidade, sobre uma possível ocorrência, atuando de forma ainda mais eficiente, quando o assunto é prevenção.

De acordo com o Tenente do Pelotão de Pomerode, Fábio Verdasca de Luca, no lançamento da ideia, essa nova ferramenta irá auxiliar o trabalho da Polícia Militar, tanto na prevenção de crimes, quanto numa possível busca de um indivíduo que cometer um delito na cidade.

“Será uma maneira de ajudar o trabalho da PM, com as informações que podem ser repassadas por esses comerciantes, e isso vai fazer com que possamos intensificar a segurança na cidade. Além disso, quando for reportada alguma situação suspeita, a Polícia já vai ter uma noção de que veículo e qual indivíduo abordar, a fim de prevenir um possível crime”, relata.

Ainda segundo de Luca, o grupo terá moderador, para que o foco do mesmo fique apenas na troca de informações envolvendo a segurança na cidade.
“Queremos, também, promover consultorias, objetivando o melhor aproveitamento dos equipamentos de segurança para a defesa do nosso patrimônio. Por exemplo, locais onde câmeras de monitoramento fiquem em lugares estratégicos, a fim de utilizar, de maneira correta, esses itens de prevenção. Com isso, juntaremos interessados nessa pauta para debater essas questões, juntamente com especialistas da área e principais agentes de combate ao crime, que é a Polícia Militar da cidade”, explica o presidente da Acip, Peter Volkmann.

Segundo Alexandre Grützmacher, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a parceria com a Acip e a Polícia Militar de Pomerode é fundamental para agregar e fortalecer a segurança no município.

“Essa parceria é de extrema importância para o comércio da cidade e, também, para a comunidade local. Ter esse contato, troca de informações em prol da segurança, é fundamental para que nossa cidade continue se destacando e sendo modelo de práticas preventivas para outros municípios”, finaliza.

 

Notícias relacionadas