Especiais

Profissionalismo em favor da cultura

Alessandro Engel fala sobre a experiência de participar dos desfiles da Oktoberfest como coordenador das carruagens

22 de outubro de 2022

Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

Participar da maior festa alemã das Américas, por si só, já é algo incrível. Estar imerso neste meio, por meio de um trabalho ou manifestação cultural, é ainda mais gratificante. Dentre os pomerodenses que têm esta honra, está Alessandro Engel. Criador de cavalos, há sete anos ele coordena a parte de animais e carruagens que abrilhantam os desfiles na Oktoberfest, em Blumenau.

Ele conta que este trabalho inicia meses antes. “Por volta de março ou abril, começamos com a parte burocrática. Preparamos toda a documentação para que minha empresa participe da licitação, organizada pela Vila Germânica. Aliás, as carruagens que desfilam pertencem à própria Vila Germânica, cada um com seu patrocinador, para que possamos realizar este trabalho”.

Todos os participantes são remunerados, o que mostra o “profissionalismo” com que o assunto é tratado. “Todos que fazem parte da nossa comitiva são experientes em desfiles, tanto as pessoas, quanto os animais. Cada carruagem é composta por três pessoas: o condutor, o boleeiro – que vai na frente, fazendo a segurança, caso aconteça algo com o animal, como um susto, por exemplo – e um ajudante de limpeza. Tanto que os animais são tratados em horários específicos, a fim de evitar que façam suas necessidades durante os desfiles. Mas caso isso aconteça, já existe essa pessoa que faz deixa tudo limpo. Isso é uma exigência da contratante”.

Carruagens são umas das grandes atrações dos desfiles. (Foto: Cybele Sanches)

 

Os 17 animais que vão a Blumenau – 15 que participam dos desfiles e dois reservas – são das raças Pampa, Percheron e Crioulo. Todos tem acompanhamento veterinário e passam por uma bateria de exames, antes, durante e após a Oktoberfest. “Dentro da nossa comitiva, existe um veterinário que cuida do bem-estar de todos os animais. Ou seja, não há maus tratos. São seis tipos de vacinas e eles são acompanhados, desde a saída de Pomerode até o retorno. Nenhum animal precisa ser sedado para se manter calmo, todos eles são adequados para este tipo de desfile e estão acostumados com aglomerações”, frisa o pomerodense.

O grupo coordenado por Engel conta com 30 integrantes e participa dos desfiles às quartas-feiras e sábados. “Em 2023, se tudo der certo, serão seis ao total. Todos vão de ônibus até a cidade vizinha, enquanto os cavalos seguem com um caminhão específico. Só que o trabalho inicia muito antes, com diversas várias reuniões, a fim de organizar a disposição das carruagens, o tipo de alegoria e enfeite que elas terão, além dos tipo de animal para cada uma delas. Por exemplo, em uma carruagem maior, colocamos animais maiores. Já numa carruagem menor, vão animais menores. Isso dá um efeito visual muito bonito, o que traz uma qualidade ainda maior para os desfiles.”

Alessandro Engel e o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. (Foto: Divulgação)

 

Grandiosidade dos desfiles

Engel ressalta que os desfiles da Oktoberfest chegam a reunir de 80 a 90 grupos, com cerca de 5.000 participantes e mais de 20 mil espectadores cada. “Sabemos do trabalho que dá coordenar tudo isso. Então, é uma honra para todos poder fazer parte da maior festa alemã das Américas”.

Ele acrescenta que uma das carruagens que está sob sua coordenação, leva o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. “É motivo de alegria, ver que o comandante da cidade confia no nosso trabalho. Sou muito grato por poder levar, tanto ele, quanto a vice-prefeita e seus convidados, a participar dos desfiles. Posso dizer que é um motivo de orgulho para Pomerode também”.

Para finalizar, o pomerodense ressalta a importância deste trabalho, pelo bem da festa e da manutenção da cultura e tradição. “Amamos essa prática, então, poder mostrar ao público o quanto nossos animais são bem cuidados, é muito gratificante. Todo mundo tem seu animal de estimação e os nossos são o cavalos, os quais, cuidamos em casa, para que possamos sair, passear e desfrutar de bons momentos. Agradeço a todos que participam e que fazer deste nosso trabalho algo reconhecido pela Oktoberfest”, conclui.

(Foto: Cybele Sanches)

 

Comitiva é formada por 30 integrantes. (Foto: Divulgação)

Notícias relacionadas