Segurança

Polícia Militar realiza Operação Minha Escola em todo o estado

Na Prevenção Escolar, a PMSC desenvolve ações permanentes para evitar desordens e crimes nas escolas

22 de fevereiro de 2024

Foto: Divulgação/PMSC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realiza a Operação Minha Escola para levar policiamento ostensivo em torno das comunidades escolares do estado. Esse trabalho preventivo identifica também as vulnerabilidades dos estabelecimentos de ensino e ajuda na tranquilidade pública da comunidade local.

Durante este ano serão realizadas ações para a redução de aspectos causadores de perturbação da ordem pública no âmbito dos estabelecimentos de ensino. Para isso, a PMSC está destacando policiais de acordo com a demanda de cada Comando Regional, contando também com o trabalho preventivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

“Estamos intensificando o trabalho já realizado em 2023, quando foram realizadas mais de 100 mil ações de cunho operacional nas comunidades escolares em toda Santa Catarina”, afirmou o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.

Rede de Segurança Escolar

A Polícia Militar de Santa Catarina até o momento já treinou mais de 3 mil policiais militares e 45 mil profissionais da Educação (entre professores e instrutores) com o protocolo e técnicas para defesa de possíveis ações criminosas. O treinamento segue doutrina internacional e, no país, é consolidado pela lei antiterrorismo 13.260/2016.

Na Prevenção Escolar, a PMSC desenvolve ações permanentes para evitar desordens e crimes nas escolas. Com o programa Rede de Segurança Escolar a PMSC está presente em mais de duas mil escolas, onde policiais militares efetuam policiamento de forma programada dentro e fora do ambiente escolar.

A PMSC, em conjunto com as demais Forças de Segurança do Estado, trabalha com o monitoramento das unidades escolares. Em 2023 a PMSC atendeu 4.286 escolas, públicas e privadas em 295 municípios.

Fonte: Agência de Notícias/SECOM

Notícias relacionadas