PM efetua operação em escolas pomerodenses
Com o auxílio do Canil Setorial do 10º Batalhão de Blumenau, PM de Pomerode coloca em prática a filosofia da Polícia
Comunitária e doutrina de proteção integral à criança e adolescente ao realizar busca por substâncias entorpecentes nas
imediações das escolas e dentro dos referidos estabelecimentos de ensino
No final da tarde e noite de quinta-feira, dia 19 de fevereiro, a Polícia Militar de Pomerode realizou operação nas Escolas Estaduais do Município de Pomerode, com apoio do Canil Setorial da sede do Batalhão (10° BPM em Blumenau) e com o consentimento do Conselho Tutelar e das autoridades educacionais envolvidas.
Os policiais utilizaram um cão de faro para despertar a curiosidade dos estudantes e aproximá-los da Polícia, ao passo que se realizou uma busca por substâncias entorpecentes nas imediações das escolas e dentro dos referidos estabelecimentos de ensino. A operação foi pautada na filosofia de Polícia Comunitária e na doutrina da proteção integral à criança e ao adolescente.
Conforme explica a PM de Pomerode, a Filosofia de Polícia Comunitária “é uma filosofia cuja base é a comunidade. O foco recai sobre a resolução criativa dos problemas. A polícia comunitária promove o desenvolvimento da confiança mútua. Estabelece um raio de ação mais abrangente para o policial. Enfatiza a participação e o envolvimento da comunidade. Antecipa-se e não é meramente reativa. Presta auxílio onde é necessário. Melhora o policiamento tradicional. Envolve todo mundo. Personaliza o serviço policial”.
A teoria de proteção tem seus princípios atrelados ao artigo 227 da Constituição Federal. Tal teoria parte da compreensão de que as normas que cuidam de crianças e de adolescentes devem tratá-los como cidadãos plenos, porém sujeitos à proteção prioritária, tendo em vista que são pessoas em desenvolvimento físico, psicológico e moral. Assim, nada mais justo que ações que objetivam afastar nossa juventude das drogas.
Ainda segundo a PM, “nossa sociedade sofre de um “câncer” que pode devassar nossa juventude, se nada fizermos. Muitos problemas de segurança pública – para não dizer quase todos – são ocasionados pelo consumo e consequente tráfico de entorpecentes. Em que pese, Pomerode seja uma comunidade privilegiada nesse sentido (sendo exemplo disso que não foram encontradas substâncias entorpecentes na operação), não se pode esperar que a situação piore para tomar medidas enérgicas e preventivas”.
A operação vai ser repetida futuramente, inclusive em outros horários e outros estabelecimentos de ensino, devido ao sucesso, ao agrado dos estudantes e ao bom efeito preventivo provocado.