Operação de sucesso
O roubo ocorreu no dia 11 de junho em uma residência em Pomerode.
O roubo ocorreu no dia 11 de junho em uma residência em Pomerode. Com a utilização de arma de fogo, três homens levaram cerca de R$3.500 em dinheiro e outros pertences dos moradores da casa.
A Polícia Civil de Pomerode iniciou as investigações e, cerca de quatro dias após o roubo, uma quadrilha foi presa em Blumenau por porte de arma e tráfico de drogas. Com essa prisão a PC apurou que alguns dos integrantes desta quadrilha praticaram o roubo em Pomerode, um deles chamado Douglas Castro dos Santos, vulgo Dedão.
Após este informação, a polícia deu seguimento à investigação e descobriu que o mentor da ação não estava junto com a quadrilha presa.
Intensificando as investigações, a polícia chegou ao nome de Robson Cardozo dos Santos, de 29 anos, também conhecido como Rob e/ou Boca de Ferro.
Robson era foragido do presídio de Guarapuava, no Paraná, acusado de tráfico internacional de drogas, roubo e outros crimes. Com as investigações, a polícia chegou à cidade de Itapema, local onde Robson estaria escondido.
Durante vários dias policias civis de Pomerode efetuaram as investigações em Itapema para, finalmente, poderem agir.
E foi na quinta-feira, dia 27 de junho, que quatro investigadores da Polícia Civil de Pomerode chegaram a Itapema, às 5h da manhã, para levantar mais informações. Neste dia os policiais conseguiram descobrir que uma companheira de Robson estaria presa na Cadeia Pública de Foz do Iguaçu, também acusada de tráfico internacional de drogas.
Ao entrar em contato com a Cadeia Pública, foi confirmada a informação e que, com a mulher, outras dez pessoas haviam sido presas. E, em uma fuga em massa, de mais ou menos quinze detentos, Robson estaria entre os foragidos.
Ao associar as informações e conseguir uma foto, foi constatado que o foragido era, também, o líder da quadrilha que efetuou o roubo em Pomerode.
Com a foto de Robson, através de informantes, a Polícia Civil descobriu que Rob havia mandado consertar seu carro e, por conta disso, os policias efetuaram campana no local para aguardar o jovem.
Por volta das 17h do mesmo dia, Robson apareceu na oficina e, a ele, foi dada voz de prisão. Os policiais foram até a residência de Robson e lá encontraram um tijolo e um torrão de maconha, uma pistola, um revólver calibre 38 e várias munições.
Intensificando as investigações, foi constatado que Robson adquiriu dois veículos, além de drogas, e que a aquisição dos produtos veio do roubo praticado em Pomerode.
O delegado de Pomerode, Luiz Carlos Gross, diz que Robson negou o roubo em Pomerode, mas admitiu que um sujeito que praticou o roubo aqui lhe deu as duas armas e mais sete mil reais para que os guardasse.
A Polícia não acredita, pois Robson não poderia ter comprado dois carros e drogas com apenas sete mil reais. Sendo eles, um Astra, ano 2000 e um Mégane, ano 2008.
A Polícia também acredita que as vítimas, quando registraram o Boletim de Ocorrência, não informaram a quantia exata que foi levada, com receio de novas represálias.
O dinheiro e o celular que estavam com Robson foram devolvidos às vitimas e os dois veículos estão à disposição da Justiça.
Robson está detido na Cadeia Pública de Itapema. Além dele, foram presas outras cinco pessoas, integrantes da quadrilha, entre eles, um menor de idade.