Especiais

Uma Eier Parade, de forma diferente

Projeto de alunos do Ensino Bilíngue uniu aprendizado e criatividade, para a celebração da Páscoa

28 de março de 2021

A Páscoa já tomou conta de Pomerode e, pouco a pouco, a população vem decorando a cidade com os elementos típicos da época, como os ovos, as Osterbäume e os coelhos da Páscoa.

Uma novidade para este ano é que a 13ª Osterfest será contemplativa, com a Eier Parade, formada por 11 ovos, de mais de dois metros de altura, decorados por artistas locais e estaduais, já espalhados por diversos pontos da cidade.

A ideia da Eier Parade inspirou uma professora da Escola Olavo Bilac, Daniela Amaral Silva, a criar uma maneira criativa de trabalhar os conteúdos necessários. Ela relembra que a ideia surgiu na escola, no momento de chamado hora atividade. 

 

 

“Conversando com a professora de artes, Jerusa Raduenz, artista convidada participante da ‘Eier Parade’, sobre seu lindo trabalho, o ovo de Pomerode “Fachwerkhaus” (casa enxaimel), comecei a entender melhor a proposta. Foi nesse momento que tomei conhecimento de detalhes do evento, como a representação não só da cultura germânica, mas também de outras culturas, de cinco países convidados. Eu estava trabalhando com 5º, 6º e 7º anos bilíngue, dois textos em alemão e um deles falava sobre a ‘Holzpuppe’ a boneca de madeira mais conhecida como Matriosca. O texto mencionava uma viagem à Rússia, o preço desse souvenir, a capital Moscou. Quando a professora Jerusa mencionou a Rússia e o ovo da Matriosca, pensei: preciso trazer essa informação para a sala de aula. E a partir desse momento o projeto ganhou forma”, relata a professora.

Os alunos, então, foram desafiados a criarem um ovo para uma Eier Parade na escola, além de pesquisarem e trazerem informações sobre o evento, em alemão. Foram trabalhadas quatro habilidades linguísticas: Lesen (ler), Hören (ouvir), Sprechen (falar) e Schreiben (escrever) foram contempladas nas atividades desenvolvidas.

As atividades, por sua vez, foram introdução à Eier Parade, com informações como: Wo? (Onde acontece?); Datum (quando acontece); Länder (países); Eier (quantidade de ovos pela cidade) e Meter (quanto mede cada ovo).

 

A professora Daniela, de alemão, coordenou as atividades. (Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

“Através dos vídeos da TVJP e site da Avip, essas informações foram colhidas em sala de aula e passadas para a Língua Alemã pelos alunos, dentro do conhecimento linguístico Nível A1. Os gêneros textuais trabalhados no caderno nortearam toda a gramática trabalhada de forma descontraída, espontânea e divertida. Os alunos conheceram um pouco mais sobre a vida da professora Jerusa, através de um vídeo feito por ela com informações pessoais. Após assistir com os alunos, fizemos uma roda de conversa, momento em que a professora estimula a escuta e a fala do Alemão com perguntas relacionadas ao que foi assistido, priorizando o vocabulário adquirido para esse tema”, acrescenta Daniela.

No total, foram necessárias três semanas para desenvolver o projeto com os alunos. As aulas, segundo Daniela, foram pensadas para esse modelo que estamos trabalhando com os alunos: uma semana presencial, para introdução e desenvolvimento; uma semana remota, para confecção, produção dos alunos; e uma semana para recebimento dos ovos, compartilhamento da tarefa com a turma.

“Para a semana remota, os alunos levaram para casa o molde de um ovo tamanho A4, feito cuidadosamente pela professora Jerusa para decorar. Na tarefa, também foram mencionados os locais dos ovos da ‘Eier Parade’ para que o aluno/a aluna fizesse uma foto com um dos ovos e postasse no Portal do Aluno para podermos compartilhar em sala”, explica a professora da turma. 

 

 

Além da contribuição artística do projeto, o ensino Bilíngue, integrado às matérias Kunst (Arte), Mathematik (matemática), Sachunterricht (Estudo do Meio), proporciona o trabalho interdisciplinar e em contato com a realidade do aluno. 

“Essa realidade é vivida em nossa cidade, quando temos Língua Alemã falada e escrita por exemplo nos nomes dos estabelecimentos e dos eventos ‘Eier Parade’ e ‘Osterfest’. Está próximo e ao alcance do nosso aluno que está aprendendo Alemão, faz sentido para ele”, enaltece Daniela.

A professora ressalta, ainda, que a exposição dos ovos confeccionados pelos alunos é resultado do processo de aprendizagem, que, nesse caso, foi além das paredes da sala de aula. Houve envolvimento da família, que saiu para fazer a foto com a filha/o filho, e ajudou nos detalhes da decoração do ovo.

Segundo Daniela, o desempenho das atividades e tarefas pelos alunos durante todo o projeto foi muito satisfatório e é fundamental conseguir despertar o interesse do aluno para a aprendizagem.

“Quero agradecer a professora Jerusa pela carinho, disposição e participação nesse projeto. A bibliotecária da nossa escola Sra. Roseana, que providenciou recortes das matérias do Jornal de Pomerode de sua casa sobre os ovos e os artistas que participam da ‘Eier Parade’. Agradecer aos pais que já mandaram mensagem falando do entusiasmo dos filhos com as aulas bilíngues. Agradecer a todo o corpo escolar que se mantem ativo para que o ensino-aprendizagem aconteça das diversas maneiras desde o ano passado, mesmo em tempos difíceis”, finaliza a professora.

 

Notícias relacionadas